Obra que dá acesso ao Aeroporto Hercílio Luz é retomada
18/08/2015
São José inaugura o primeiro Jardim Botânico de Santa Catarina
18/08/2015

Alesc conversa com MPE sobre pescadores

Uma comissão de parlamentares, representantes de entidades da pesca e pescadores de Florianópolis, vai marcar uma audiência com o Ministério Público Estadual para discutir a proibição da comercialização dos peixes e camarões aos restaurantes e peixarias. Essa foi a principal decisão tomada nesta segunda-feira (17.8) durante a audiência pública da comissão de Pesca e Aquicultura da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

O deputado federal Mauro Mariani, à pedido do colega estadual Gean Loureiro, vai mobilizar a bancada catarinense na Câmara e no Senado, visando audiência com o Ministério do Meio Ambiente. Serão propostas mudanças em portarias interministeriais (Meio Ambiente e Pesca) que regulam tamanhos de redes, malhas e embarcações usadas na pesca artesanal. Enquanto isso o superintendente do Ministério da Pesca no Estado, Horst Doering, vai procurar os órgãos de fiscalização locais e pedir que sejam mais pedagógicos e menos punitivos no trato com os pescadores.

O plenarinho da Alesc, onde se realizou a audiência, ficou lotado, sendo ouvidos depoimentos emocionantes sobre a situação de vexame , humilhação e restrição à atividade, vivida por pescadores e maricultores, como os de Luciano Pires (Tilica), presidente da Associação de Pescadores de Sambaqui, e do veterano maricultor e pescador José Alberto Queiroz (Zeca), de Santo Antônio de Lisboa. “Estamos sendo tratados como marginais”, denunciou Tilica, primeiro a falar e responsável pela convocação da audiência.

Foi muito criticada a ausência do Ministério Público Estadual, “que foi convidado e não compareceu”, lamentou o deputado Padre Pedro Baldissera, autor da proposta de audiência e que dirigiu os trabalhos. Também não apareceu nenhum representante do ICMBio, igualmente convidado. Gean Loureiro foi o único deputado da região de Florianópolis presente na audiência. Celso Sandrini foi o único vereador de Florianópolis a acompanhar toda a reunião (Afrânio Boppré esteve no plenarinho mas saiu logo).

( Daqui na rede, 17/08/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *