Florianópolis não terá radares de velocidade na temporada de verão
13/07/2015
Capital da Inovação?
13/07/2015

UPA do Continente é rebatizada e será gerida pela Secretaria de Estado da Saúde

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Continente, que será inaugurada daqui dois meses, terá a gestão da Secretaria de Estado da Saúde e se chamará UPA Metropolitana. A informação foi divulgada pela Prefeitura de Florianópolis nesta sexta-feira, 10.

A unidade fará parte da RUE (Rede de Urgência e Emergência) do Estado para a região, junto com o Hospital Regional de São José, Hospital Florianópolis, UPAs de Biguaçu e Palhoça e o futuro Hospital de Biguaçu.

A UPA Metropolitana terá capacidade para atender até 100 mil pessoas/ano – entre 60% a 70% deles provenientes de outros municípios.

Outros municípios

Desde 2010, quando o projeto da UPA foi apresentado ao Ministério da Saúde, a expectativa era que a unidade atendesse não apenas moradores de Florianópolis, mas também dos demais municípios da região metropolitana.

Isso já acontece nas demais UPAs da Capital que, mesmo localizadas na Ilha, atenderam em 2014 cerca de 13,1 mil pessoas de fora da cidade (o que representa quase 5% do total 378,6 mil atendimentos nas duas unidades). No verão, a demanda de estrangeiros aumenta cerca de 20%, tanto no Norte como no Sul da Ilha.

Por esta razão, a Prefeitura de Florianópolis optou por fazer convênio com o Estado para a abertura da unidade – não há como a Capital bancar com recursos próprios o atendimento aos pacientes dos demais municípios da região.

Funcionamento

A obra já está concluída e as chaves serão entregues à Secretaria Estadual de Saúde assim que o Estado definir o início da entrada dos equipamentos e dos funcionários que atuarão na unidade e assinar o respectivo Convênio.

Na UPA Metropolitana serão atendidos usuários com quadro agudo, as chamadas urgências na área médica. A expectativa é de que se mantenha o índice de 97% de resolutividade apresentado tanto pela UPA Norte (em Canasvieiras) quanto pela UPA Sul (no Rio Tavares) da Ilha.

(De olho na ilha, 10/07/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *