Aeroporto vai decolar
17/07/2015
Civil fecha 27 bares e restaurantes na área
17/07/2015

Turismo e a geração de negócios

(Por Leonardo Vieira* , DC, 17/07/2015)

O fato de Santa Catarina ser destaque no ranking nacional do desenvolvimento humano e econômico, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), contribui para que a Capital seja escolhida como sede de importantes eventos nacionais e internacionais. Atualmente, Florianópolis é considerada a quarta cidade brasileira mais atrativa para o turismo de eventos, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

De acordo com pesquisa realizada pela FGV, o gasto de um turista de negócios que visitou a ilha em 2014 foi três vezes maior do que o do turista de temporada. Foram gastos em média R$ 318 por dia, injetando cerca de R$ 38 milhões na economia da cidade em apenas um semestre. Além disso, depois da temporada de verão, a Fecomércio/SC fez uma pesquisa com 178 visitantes estrangeiros, em quatro cidades catarinenses, para conhecer seu perfil e hábitos de consumo. Entre os entrevistados, Florianópolis foi a cidade que mais recebeu esse tipo de visitante, com 21% deles.

De olho nesses dados e baseado na excelência dos serviços que oferece a esse público, o CentroSul aposta em algumas vertentes para se diferenciar no mercado de turismo de negócios. Fatores como localização estratégica, identificação da demanda do mercado, ações de marketing bem definidas, personalização de serviço e criatividade são fundamentais para esta consolidação.

Quem quer entrar e se firmar neste mercado precisa estar sempre em busca de capacitação, informação e referências internacionais sobre a área de atuação. Além de conhecer culturas, produtos, ações e, principalmente, tecnologias inovadoras e sustentáveis para o mercado de eventos.

O empreendedor envolvido com esse tipo de atividade precisa adequar-se a um perfil que o mantenha na vanguarda do setor. Países de todos os continentes estão de olho no que o Brasil tem para oferecer de estrutura e logística, e há muita oferta de espaço para a realização de eventos em todo o país. O fundamental neste momento, porém, é firmar Santa Catarina como o Estado da vez.

*Gerente comercial do Centro de Convenções de Florianópolis (CentroSul)

 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *