Capital da Historiografia
27/07/2015
Bazar nativo
27/07/2015

Papo rápido com Sander Demira (Presidente da Acif)

(Por Visor, DC, 26/07/2015)

A prefeitura de Florianópolis assinou convênio com a Casan e lançou o programa Se Liga na Rede para vistoriar imóveis que estão em áreas onde há coleta de esgoto, mas que ainda não fizeram a interligação à rede. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), Sander DeMira, acredita que fiscalização e cidadania precisam andar juntas.

O convênio prevê a fiscalização de um número de imóveis inferior ao total de edificações existentes nas áreas onde há rede coletora. Isso não é um problema?

Infelizmente preciso concordar que a fiscalização é necessária e que quanto maior sua abrangência, melhor. No mundo ideal, o poder público precisaria apenas cumprir sua obrigação de implantar o serviço, e a população providenciaria as interligações. Mas a realidade é outra, e o trabalho da prefeitura é importante também pelo caráter educativo. A ação vai alertar as pessoas sobre a importância de providenciar a ligação adequada do imóvel à rede coletora. Florianópolis tem a natureza como um de seus grandes patrimônios. É inconcebível que as pessoas tenham o sistema de coleta de esgoto na frente de seus imóveis e não façam o que é necessário para usar o serviço – que é pago desde o momento em que fica disponível – e garantir que os resíduos que produzem não contaminem o solo ou a água. Os impactos dessa medida são comprovados na saúde pública, na preservação ambiental e até na economia. Também é importante que cada um faça a sua parte até para ter maior força na hora de cobrar da Casan a ampliação do sistema.

Como o saneamento básico pode beneficiar a atividade econômica na cidade?

O saneamento básico melhora a saúde pública. O impacto benéfico disso para a sociedade é evidente, mas nem sempre simples de medir. Por outro lado, é fácil observar o efeito que a falta de saneamento tem sobre a realidade em uma cidade como Florianópolis, um destino turístico de praia muito importante. O esgoto despejado de forma inadequada na natureza compromete a qualidade da água nos rios e no mar, e é um obstáculo importante na qualificação do setor. A Acif contribui para a conscientização dos moradores, principalmente pelo ReÓleo, nosso programa que vai colocar a Capital no livro dos recordes Guinness, pela segunda vez, como a cidade que mais coleta e recicla óleo de cozinha em todo o mundo.

 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *