Conta de água dos catarinenses ficará 11,94% mais cara a partir de agosto
09/07/2015
UFSC é condenada pela Justiça Federal a despoluir córregos do campus da Trindade, em Florianópolis
09/07/2015

Obras de sustentação da ponte Hercílio Luz seguem o cronograma e avanço dos pilares é visível

Três meses depois da assinatura do contrato emergencial entre governo de Santa Catarina e Empa Serviços de Engenharia, responsável por concluir a estrutura de apoio à sustentação da ponte Hercílio Luz – etapa que antecede a tentativa de restaurar por completo o principal cartão-postal de Santa Catarina -, as obras seguem dentro do cronograma e o avanço dos pilares demonstra que os trabalhos foram intensificados nos últimos dias. De acordo com o Deinfra (Departamento Estadual de Infraestrutura), até outubro o vão central da estrutura estará concluído. Em seguida, outra empresa, que pode ser a norte-americana American Bridge Company, terá a missão de concluir a restauração da ponte, interditada desde 22 de janeiro de 1982.

A parte mais complicada da etapa de estabilização da ponte, conforme o Deinfra, será quando os operários da Empa começarem a transferir a carga da estrutura de sustentação provisória para o vão central. Delicada, a operação será executada com o auxílio de dezenas de macacos hidráulicos controlados por computadores que erguerão 4.400 toneladas da estrutura metálica que ajudará a estabilizar a ponte Hercílio Luz. A etapa seguinte, que será feita por outra empresa, focará no início da restauração de elementos estruturais como as barras metálicas, rótulas, cabos e treliças que ficam na parte superior.

As obras que competem à Empa são a finalização dos quatro pilares de sustentação provisória da ponte, 30% já executados pela TDB (terceirizada da Espaço Aberto), antes da rescisão do contrato com o governo do Estado, devido aos atrasos nos trabalhos. O Deinfra informa que cerca de 50% do serviço está concluído, mas que os primeiros meses de trabalho da Empa foram mais difíceis em função de a empresa ter trabalhado também em quatro pilares de sustentação submersos. O prazo de conclusão é de 180 dias, a contar de 7 de abril, e o custo é de R$ 10,3 milhões, por meio de contrato emergencial, sem licitação.

Acerto com American Bridge deve ocorrer em agosto

O passo definitivo e o mais importante para a recuperação total da ponte Hercílio Luz deverá ser dado em agosto. No dia 18 de junho, o governador Raimundo Colombo (PSD), o presidente do Deinfra, Wanderley Agostini, e o secretário de Infraestrutura, João Carlos Ecker, se reuniram com Kenneth Farrelly, gerente de operações da American Bridge – empresa que construiu a ponte na década de 1920 –, para discutir os últimos detalhes que separam as partes de um projeto para a restauração.

A expectativa é de que a American Bridge apresente proposta oficial no próximo mês. “Em agosto, devemos receber da empresa a proposta final para, então, discutirmos o que nos for apresentado com a sociedade. Acredito que encontraremos o caminho”, disse Colombo.

A vinda dos norte-americanos à Capital foi a terceira visita dos técnicos da American Bridge em quatro meses. Nesse período, Colombo também esteve nos Estados Unidos em visita à empresa.

O Deinfra prefere não falar em prazos ou valores para a obra de recuperação completa da ponte. Em junho, profissionais da empresa vieram identificar quais partes da estrutura precisam ser realmente substituídas e quais podem ser reaproveitadas.

(Notícias do Dia Online, 08/07/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *