Dilma Rousseff sanciona Estatuto da Pessoa com Deficiência
07/07/2015
Cidades criativas
07/07/2015

Florianópolis tem novo recorde no Livro dos Recordes: 45.390 litros de óleo vegetal coletados em um único mês

Mais que o dobro previsto. Essa foi a arrecadação do Programa ReÓleo da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) para a campanha de quebra de recorde no Livro dos Recordes. Em um único mês, de 1º a 30 de junho, o ReÓleo coletou 45.390 litros do resíduo e ampliou a marca de Florianópolis como a cidade que mais coleta e recicla óleo vegetal no mundo. A meta inicial era de 20 mil litros para superar os 18.670 litros já registrados como recorde desde 2012. “Estamos felizes e orgulhosos em ver como nosso programa foi abraçado pela cidade. A população está mobilizada, assim como a entidade, em preservar nossos recursos naturais, pensando no futuro de Florianópolis”, comemora o presidente da ACIF, Sander DeMira.

A iniciativa movimentou toda a comunidade – moradores, proprietários de bares, restaurantes, hotéis e escolas. As crianças, inclusive, deram uma força especial à campanha. Durante o mês, o ReÓleo promoveu uma gincana com escolas públicas e particulares, com atividades sobre sustentabilidade e de arrecadação. O Colégio Santa Terezinha, dos Ingleses, foi o que mais recolheu o resíduo, totalizando mais de 4,8 mil litros de óleo. Como prêmio, receberá um bônus para investir em ações de responsabilidade socioambiental para os alunos. “O mais importante é despertar esse sentimento de cuidado com o meio ambiente e formar uma geração consciente, capaz de replicar naturalmente as boas práticas sustentáveis. E esse propósito temos alcançado com méritos”, destaca Luiz Falcão de Moura, diretor do ReÓleo.

Apesar da quebra do novo recorde e do final da campanha, o trabalho do ReÓleo continua. O calendário de palestras educacionais e a rota de coleta e reciclagem segue por toda a Grande Florianópolis. Para participar do Programa, basta se inscrever ou encontrar um Ponto de Entrega Voluntário no site www.acif.org.br/reoleo. Em quase duas décadas de funcionamento, o ReÓleo já coletou e enviou para reciclagem mais de 3 milhões de litros de óleo vegetal, evitando a poluição de rios, lagos, mares, lagoas e lençóis freáticos e ajudou a evitar a emissão de 35 mil toneladas de CO2, gás responsável pelo efeito estufa. Além disso, já sensibilizou mais de 20 mil crianças e adolescentes por meio da palestra de sustentabilidade Reciclar é Educar.

A campanha para o Livro dos Recordes fez parte das comemorações pelos 100 anos da entidade. Todo o óleo coletado seguirá para a empresa Ambiental Santos, parceira do programa, onde será reciclado.

( ACIF , 06/07/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *