Florianópolis para o Mundo como Cidade Criativa da Gastronomia
29/07/2015
Com tempo bom, ritmo das obras volta ao normal
30/07/2015

Floram faz controle de pragas na Beira-mar

Trabalhos de monitoramento e controle de pragas estão sendo realizado em toda a Beira-mar Norte pelo Departamento de Praças e Arborização Pública (Depap), da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram).

Nos últimos dias, uma espécie de fungo chamado de lagarta-tanque foi encontrada nas árvores do tipo amendoeiras, tipuanas e nas aroeiras que estão localizadas em toda a Beira-mar. Biólogos e engenheiros estão começando a fazer o controle para que as lagartas não se reproduzam e para que as árvores não sejam tão afetadas.

Este trabalho tem a duração em torne de quatro meses para ser totalmente finalizado, dependendo das condições atmosféricas.

Segundo a engenheira agrônoma Carolina Amorim, do Depap, os trabalhos estão sendo realizado periodicamente. O controle de pragas está acontecendo juntamente com as podas toaletes quando é feito o monitoramento de todas as árvores, para que nenhuma sofra o ataque de destas pragas.

Alguns métodos são utilizados quando surge esse tipo de praga: adubação orgânica e química correta nas árvores, para que elas sejam nutridas e fortificadas, e a retirada das lagartas imediatamente de modo manual pelos monitores, no caso de pequenas infestações. É feito o controle biológico com agentes químicos como bacillus thuringiensis para os casos mais críticos de infestações.

Lagarta-tanque

As espécies do gênero Acharia (=Sibine), da família Limacodidae, são popularmente conhecidas como lagartas-tanque ou lagartas-lesma. A espécie é bastante comum em plantações de dendezeiro, sendo uma desfolhadora regular.  As lagartas, que podem atingir até 20 mm de comprimento, são muito urticantes e apresentam grupos de cerdas curtas e em determinadas regiões do corpo.

São encontradas em palmáceas, cacaueiros e em frutíferas como limoeiros, laranjeiras e goiabeiras, entre outras. Locomovem-se por meio de ondulações da parte ventral do corpo.

(Prefeitura de Florianópolis, 29/07/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *