UPA do Continente é rebatizada e será gerida pela Secretaria de Estado da Saúde
13/07/2015
Sinte/SC questiona regra que impede grevistas de participarem da eleição para diretor de escola
14/07/2015

Capital da Inovação?

(Por *Betina Giehl Zanetti Ramos , DC, 13/07/2015)

Há muitos anos, ouvimos falar que Florianópolis será a Capital da inovação. Em 2014, a Revista Exame apontou a cidade como a melhor para se empreender.

Florianópolis é um importante polo tecnológico. As empresas deste setor contribuem com 20% do Imposto sobre Serviço (ISS) e 18% do PIB (2014) e cada vez mais se consolidam na cidade que conta com um modelo de inovação que envolve instituições de ciência e tecnologia, incubadoras e parques tecnológicos, criando um ambiente propício à inovação.

Um exemplo de um projeto audacioso é o Sapiens Parque, local que, alinhado a tendências e iniciativas mundiais, define-se como um complexo sistema de desenvolvimento social, econômico e ambiental em uma área de 187 mil metros quadrados no norte da ilha de Santa Catarina e contará com 6 mil pessoas envolvidas diretamente.

Dos R$ 384 milhões já investidos no parque, 68% são de fonte privada – o que mostra a confiança dos empresários no projeto. Entretanto, observa- se um descompasso com o interesse público, que não tem dado o senso de urgência ao empreendimento no que diz respeito à infraestrutura e a demandas burocráticas, afugentando empresas e investimentos, colocando a perder todo o esforço para promover Florianópolis ao grau de Capital da inovação.

Ações conjuntas de governo e empresas são um importante motor para o desenvolvimento sócio- econômico. Onde há emprego e desenvolvimento, não há crise, violência ou desigualdade social.

*Doutora em química pela Universidade de Bordeaux, França, e diretora da Nanovetores

 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *