Sapiens Parque sedia projeto para inclusão de jovens no mercado de trabalho
16/07/2015
Comissões avaliam acessibilidade no Mercado
16/07/2015

Câmara comemora Dia Mundial da Tainha

A Câmara Municipal de Florianópolis realizou Sessão Comemorativa ao Dia Municipal da Tainha, festejado nesta quarta-feira, 15 de julho, conforme a Lei nº 15.850/2014, aprovada pelo Legislativo.

A pesca da tainha faz parte da cultura de Florianópolis. Todos os anos, entre os meses de maio a julho, os pescadores saem em busca deste alimento que serve de subsistência para muitas famílias. Antes mesmo do amanhecer, olheiros vigiam o mar, atentos à chegada das tainhas. Quando o cardume se aproxima, os demais pescadores são avisados. Um evento que reúne centenas de pessoas e agita comunidades inteiras. Uma tradição que integra a história do município e que serve de orgulho não somente para os pescadores, mas para todos os moradores do litoral catarinense.

O propositor da homenagem, vereador Jerônimo Alves (PRB), enfatizou a importância da pesca da tainha, lembrando também dos pescadores que fazem com que esta tradição permaneça viva na cidade. “A tainha é o pescado mais esperado, mais amado em todo o litoral. A tainha é mais que alimento. Para nós é história, é vida, é cultura”.

Em nome dos cerca de seis mil pescadores de Florianópolis, três profissionais foram homenageados pela Câmara neste Dia Municipal da Tainha.

– Getúlio Manoel Inácio – um amante do mar e da música. Nativo da Praia do Campeche, uniu as duas paixões no projeto “Música no Rancho da Canoa”. Todas as segundas, quartas e quintas-feira, os barcos são retirados para dar lugar aos instrumentos onde 35 alunos aprendem música. O barulho das ondas que quebram na Praia do Campeche ajudam a composição.

– João Marçal Nunes – desde os 15 anos de idade dedica sua vida à pesca. Trabalhou no Rio Grande do Sul com rede de arrastão e canoa a remo, atuou também em Itajaí com barco de traineira na pesca de tainhas. Participou ainda de pescas artesanais na Praia dos Ingleses, além de fazer consertos de redes.

– Metuselã Fernandes do Nascimento – chamado de “O neném da tainha”, criou em 1979 a Costão Surf Shop e anos depois fundou o Instituto Costão Social com a finalidade de ajudar a comunidade da Ponta das Canas com projetos esportivos e culturais. Foi o idealizador do evento realizado de 2009 a 2014 que contava os lanços de tainha mais bem sucedidos da cidade, sendo os mesmos homenageados com o Troféu Tainha. Sugeriu ainda a criação do Dia Municipal da Tainha com o objetivo de preservar a pesca mais tradicional de Florianópolis.

Em nome dos demais homenageados, Getúlio Manoel Inácio lembrou que a pesca existe desde a época dos índios e que valorizar o setor é muito importante para todos os pescadores. “Nós agradecemos de coração esse dia que foi criado para homenagear àqueles que pegam frio, que superam as intempéries do tempo, embarcados em canoas velhinhas. Essa é uma tarde ímpar para todos nós”.

O presidente da Federação dos Pescadores de Santa Catarina, Ivo Silva, também enfatizou a importância de reconhecer o trabalho feito pelos pescadores durante a safra da tainha que é um dos acontecimentos mais característicos da cultura da capital catarinense. “Hoje é um dia muito importante para Florianópolis. Além das suas belezas naturais, nossa cidade tem um evento que não há em nenhum outro lugar do mundo que é a pesca da tainha”.

O presidente da Câmara Municipal de Florianópolis, Erádio Gonçalves (PSD), encerrou a solenidade parabenizando os homenageados e agradecendo o empenho de todos os pescadores que ano a ano fazem do mar uma linda festa. “A pesca da tainha é uma tradição que se renova a cada ano, tornando a safra da tainha em Florianópolis uma questão cultural, sendo os nossos pescadores os protagonistas desta bela história”, completou.

(Câmara Municipal de Florianópolis, 15/07/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *