Clipping

Udesc abre inscrições para oficina criativa de design, gastronomia e artesanato em Florianópolis




A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e a Associação FloripAmanhã farão a Oficina Criativa Design, Gastronomia e Artesanato, dentro do programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia, de 30 de junho a 6 de julho, no Centro de Artes (Ceart), em Florianópolis.

A oficina pretende desenvolver equipamentos e utensílios para promover a gastronomia local, com a orientação de renomados designers do Brasil, Argentina, Espanha e México, muitos dos quais integraram o Laboratório Brasileiro de Desenho Industrial (LBDI) – importante centro de desenvolvimento e formação na área de Design, ativo nas décadas de 1980 e 1990, na Capital.

A oficina iniciará com o Seminário de Identidade Cultural na Gastronomia de Santa Catarina, o qual terá programação gratuita e aberta ao público.

A abertura contará com a presença de Denise Bax, especialista em programas da Divisão de Expressões Culturais e Indústrias Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e da coordenadora nacional de Artesanato do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Durcelice Mascene.

A programação do seminário prevê debates com chefs, designers e pesquisadores sobre temas como a cozinha tradicional e a açoriana, a gastronomia contemporânea e a relação entre cultura e gastronomia para preparar os participantes da oficina criativa.

Também serão apresentados os resultados da pesquisa “Memória Sensitiva da Gastronomia de Santa Catarina”, aplicada por alunos da Udesc e pela Associação FloripaAmanhã com o objetivo de revelar hábitos alimentares e memórias relacionadas à gastronomia da cidade e do Estado.

O estudo procurou contemplar formadores de opinião, moradores antigos de Florianópolis, especialistas da área de gastronomia e profissionais que trabalham com a visualidade, como, por exemplo, designers, arquitetos, artistas e fotógrafos.

Entre 1º e 6 de julho, os participantes da oficina criativa serão divididos em grupos e, sob orientação dos designers convidados, desenvolverão propostas de utensílios para os pratos mais expressivos da gastronomia local, definidos pelas pesquisas – o projeto também realizou um estudo com 15 chefs e especialistas no tema. Confira a programação completa.

Os trabalhos serão produzidos para a utilização dos restaurantes locais participantes do programa, como forma de valorização da gastronomia e cultura regional, e poderão também ser comercializados para o público, além de resultarem em um catálogo de divulgação.

Como se inscrerver

O público principal da oficina é formado por alunos e profissionais recém-formados em Design, tanto da Udesc quanto de outras instituições de ensino superior. Há 20 vagas, todas gratuitas, que serão preenchidas por ordem de inscrição.

As inscrições podem ser feitas com o Departamento de Design da Udesc Ceart pelo e-mail design.ceart@udesc.br. É preciso enviar nome completo, telefone e número de CPF. Os participantes deverão levar notebook e materiais de desenho.

Já os interessados em participar apenas do seminário, que será realizado no Auditório do Bloco Amarelo da Udesc Ceart, não precisam realizar inscrição prévia.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3321-8321 e pelo e-mail design.ceart@udesc.br.

Sobre o evento

O evento é uma ação do Projeto Saberes e Sabores de Santa Catarina, que integra o programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia – título que a Capital recebeu em dezembro de 2014 e tem potencial para fomentar o setor turístico-gastronômico da cidade e do Estado.

O projeto teve sua marca desenvolvida por alunos do curso de Design da Udesc Ceart neste semestre, a qual será utilizada por restaurantes participantes do programa.

“A marca foi projetada conjuntamente por diversos alunos de Design. Ela apresenta um fechamento visual, como um selo, e possui um traçado manual que retoma o fazer humano”, diz o coordenador de projetos do Laboratório de Design (LabDesign), da Udesc Ceart, professor Marc Barreto Bogo.

“O vapor curvilíneo constrói, com suas linhas, o ‘S’ de ‘saberes’ e ‘sabores’, e a colher foi escolhida pelo seu reconhecimento global como um utensílio de cozinha presente nas mais variadas culturas gastronômicas”, explica.

O evento integra também a programação das ações paralelas da Bienal Brasileira de Design, que ocorrerá até 12 de julho em diversos locais de Florianópolis e pretende aguçar a percepção do público sobre a presença do design no dia a dia e promover a atividade como fator decisivo de competitividade para produtos e serviços no País.

O grupo gestor do programa Florianópolis Cidades Unesco da Gastronomia é coordenado pela Associação FloripAmanhã, com participação da Udesc, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/SC), Estácio/Assesc, Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Sebrae/SC, Secretaria de Turismo de Florianópolis e Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis (SHRBS).

(Por UDESC, 17/06/2015)



Notícias Relacionadas




Comente no Facebook

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira inclui a possibilidade de se penalizar blogs e sites pelo conteúdo publicado, mesmo comentários de terceiros. Portanto, a Associação FloripAmanhã se reserva o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos diferentes do tratado no site também poderão ser eliminados. Queremos manter um espaço coletivo de debates em torno de ideias. Façamos bom proveito para o melhor de nossa cidade.