Moradores denunciam nova intervenção em sambaqui da rua Fúlvio Aducci, em Florianópolis
30/06/2015
Prefeitura autoriza reajuste no Mutipark
01/07/2015

Sem novela com o contorno viário

(Por Carlos Damião, Notícias do Dia Online, 29/06/2015)

Discussões recentes sobre o contorno viário da BR-101 tentaram travar a execução do projeto, por causa de questões específicas de Palhoça. Mas, ao que tudo indica, não haverá retrocesso. A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) garante o que já está consolidado e licenciado, sem revisão do projeto, conforme pretendiam autoridades palhocenses. Melhor assim. Não podemos admitir que essa rodovia se torne, como tantas outras iniciativas, o símbolo da hesitação político-administrativa. Chega de blá-blá-blá, de populismo e demagogia, a região não pode esperar mais dez anos por uma solução que deveria estar pronta em 2012! Na sexta-feira, dia 26, o governador Raimundo Colombo, o deputado federal Esperidião Amin, o superintendente da Região Metropolitana, Cássio Taniguchi, o secretário de Estado de Planejamento, Murilo Flores, e o prefeito de Palhoça, Camilo Martins, discutiram o assunto e decidiram respeitar o traçado definido em 2013, depois de muita lenga-lenga. Camilo, que liderava as resistências em nome de um grupo de moradores, deverá se manter neutro na questão, evitando mais complicações em relação a um problema tão grave e tão sério da região metropolitana.

Questionamentos

A bagunça do contorno viário no trecho de Palhoça começou quando a prefeitura e o governo do Estado negociaram a área da antiga colônia penal agrícola com a empresa Rodobens, para construção de um condomínio do Minha Casa Minha Vida, com oito mil moradias. Há três ações judiciais em curso, além de uma ação civil pública do Ministério Público estadual questionando a transação. E há indicativos de que o Ministério Público Federal também se envolva nas investigações sobre o estranho negócio que comprometeu a obra federal do contorno viário.

 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *