Fatma disponibiliza sistema eletrônico para a movimentação de resíduos
23/06/2015
Fórum Parlamentar de SC definirá traçado final do contorno viário da Grande Florianópolis
23/06/2015

FloripAmanhã participa de encontro da UNESCO na Espanha

O diretor da Associação FloripAmanhã, Eduardo Barroso Neto e a secretária de Turismo de Florianópolis, Zena Becker participaram de encontro com as Cidades Criativas da Gastronomia que compõem a Rede Mundial da Unesco, em San Sebastian, na Espanha.

Zena Becker, prefeito de Hondarribia e Eduardo Barroso

Dias 22 e 23 de junho os representantes do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia participaram de palestras e discussões em torno da temática gastronomia, como a mesa redonda “A criatividade e a inovação na gastronomia e sua promoção” e o debate com 23 chefs de vários restaurantes sobre “A gastronomia como geradora de valor e emprego”.

Confraria gastronômica de Hondarribia (ES)

No último dia do encontro os representantes das oito cidades que pertencem ao núcleo de gastronomia da Unesco desfrutaram de um almoço preparado por alunos da Basque Culinary Center, elaborado com produtos locais. A cidade de San Sebastian, que recebe esses membros, busca receber o título de ‘Cidade Criativa da Gastronomia’.

O objetivo do encontro é trabalhar e refletir a gastronomia, desde a concepção como ciência que estuda a relação entre o homem, alimentação, meio ambiente e o entorno. Além de analisar as diferentes iniciativas e propor estratégias de futuro, em colaboração com o Departamento de Desenvolvimento Econômico e Competitividade do Governo Basco.

Eduardo Barroso também foi convidado para mostrar aos espanhóis através de um curso de verão na Universidade do País Basco o case de sucesso que culminou com o recebimento da distinção “Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia”. A cidade de Hondarribia, no País Basco, está preparando sua candidatura para a Rede Mundial que Florianópolis participa desde dezembro de 2014. A Capital catarinense é a única cidade do país a integrar a Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco na categoria Gastronomia.

Eduardo Barroso

Eduardo Barroso ministra curso na Universidade do País Basco.

FloripAmanhã e a Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia

A Associação FloripAmanhã foi a idealizadora e articulou diversas entidades para o trabalho que culminou com a conquista da denominação de Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia. Atualmente a Associação é a coordenadora técnica do Grupo Gestor do Programa, que conta com a participação da ABRASEL, Estácio/ASSESC, Floripa Convention, IFSC, SEBRAE, SETUR/Prefeitura Municipal de Florianópolis, SHRBS (Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis), UDESC e UNISUL.

O Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia conta com a parceria estratégica da FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação e apoio institucional da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS).

Além de Florianópolis, a Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia é composta pelas cidades de Shunde e ChengDu (China), Tsuruoka (Japão), Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), Jeonju (Coréia do Sul) e Östersund (Suécia). No Brasil, Curitiba é a outra participante da Rede, na categoria Design.

Em maio, Florianópolis foi eleita no Encontro anual da Rede Mundial de Cidades da Unesco, realizado em Kanasawa, no Japão, como a coordenadora da organização do coquetel da Assembleia Geral em comemoração aos 70 anos da Unesco, que acontece em novembro deste ano, em Paris.

(Com informações da Prefeitura de Florianópolis)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *