Casan vai investir R$ 1,7 bilhão em saneamento básico até 2018
05/06/2015
Prefeito Cesar Souza Júnior anuncia mudanças no trânsito de Florianópolis
05/06/2015

Projeto na Câmara prevê suporte para bicicletas nos ônibus de Florianópolis

Um projeto de lei protocolado na Câmara de Vereadores de Florianópolis prevê a instalação de “bike racks” nos ônibus do transporte coletivo. A proposta do vereador Felipe Teixeira (PDT) é criar iniciativas que facilitem a locomoção de ciclistas na cidade, incentivando a realização de atividades físicas e evitando a circulação de bicicletas em locais onde não têm ciclovias.

O “bike rack” é instalado na parte dianteira dos ônibus e funciona da mesma maneira como os suportes utilizados em automóveis. O mecanismo para destravar o suporte para colocação e retirada da bicicleta é acionado pelo motorista do ônibus, e o procedimento não dura mais do que um minuto. “Esse sistema é rápido e prático, além de ser muito útil. Por exemplo, quem embarca no Ticen e desembarca no Tican, circula pelo Norte da Ilha, pratica atividades físicas, curte o meio ambiente e não corre o risco de atropelamentos na SC-401”, exemplifica o vereador.

Esse sistema já é utilizado em grandes cidades do mundo, como Miami e Los Angeles, nos Estados Unidos, e Camberra, na Austrália. No Brasil, já foi aprovado em Recife e o projeto tramita em São Paulo e no Distrito Federal. Cada rack tem capacidade para transportar até três bicicletas por vez e não acarretará custos adicionais à tarifa do transporte coletivo.

(Notícias do Dia Online, 04/06/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *