Fiesc apresenta estudo sobre situação da malha viária do Estado
30/06/2015
Moradores denunciam nova intervenção em sambaqui da rua Fúlvio Aducci, em Florianópolis
30/06/2015

“Não podemos ter um turismo só de temporada”, diz o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz

Diante do desafio de desenvolver o turismo brasileiro, o Lide (Grupo de Líderes Empresariais de Santa Catarina) discutiu durante o almoço-debate, nesta segunda-feira (29), o tema: “O turismo como elemento de integração da América do Sul”.   O convidado especial do evento foi o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) Vinicius Lummertz. Além da Embratur, estiveram presentes líderes empresariais e autoridades públicas do Estado. Entre eles, o secretário de Turismo, Cultura e Esporte do Estado, Filipe Mello, e o presidente do Lide de SC, Wilfredo Gomes.

O investimento no turismo e a valorização de outras atividades, como a cultura, foram pontos citados como essenciais pelo presidente da Embratur. Para Lummertz é preciso que o turismo receba mais investimentos, mas também seja valorizado além da sua vocação natural – que são as belíssimas paisagens. “O turismo deve sair de um turismo lateral e ocupar papel central, com maior incentivo hoteleiro, de tecnologia. Não devemos ter um turismo só de temporada, mas um turismo como nova forma de organizar o espaço público, com uma inserção global”, explicou, durante o debate. Ele citou ainda a importância da área empresarial aprender a falar com os políticos e com a população, como forma de mostrar a importância do setor para a economia do país.

Os entraves para empreender no setor também entraram em discussão. A falta de segurança jurídica e econômica para o avanço do turismo foram pontos levantados pelo secretário de estado do Turismo de Santa Catarina, Filipe Mello. “Para mudar este cenário é necessário fortificar as relações e criar um ambiente de contribuição. Já temos exemplos de reconhecimento de cases de sucesso no mundo todo, como é o caso de Jurerê Internacional. Estamos esperançosos para dar o grande salto”, declarou.

Falta estrutura de eventos e infraestrutura

A falta de um aeroporto amplo e com maior número de voos, somado à falta de atrações turísticas além das belas praias e belezas naturais de Florianópolis foram alguns dos problemas apontados  pelo presidente da Embratur  durante o debate do Lide.

“Temos condições de desenvolver aqui também outros setores. As últimas novidades na Capital são de 20, 30 anos atrás. A área cultural do CIC é da década de 80. Precisamos modernizar nosso centros de eventos, utilizar mais nossas baías e marinas, e trazer um turismo associado”, cita.

(Notícias do Dia Online, 29/06/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *