Presidente da Fatma fala sobre reformulação do órgão
05/06/2015
Casan vai investir R$ 1,7 bilhão em saneamento básico até 2018
05/06/2015

Fórum parlamentar visa a geração de eletricidade por meio de energias renováveis

A atual crise hídrica no Brasil, que compromete o fornecimento de energia elétrica, motivou a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, por iniciativa do deputado Ismael dos Santos (PSD), a instalar na tarde desta quarta-feira (3) o Fórum Parlamentar para incentivo do desenvolvimento de políticas públicas para a geração de eletricidade por meio de fontes renováveis. À frente da presidência, Ismael destacou que a iniciativa visa ampliar o debate afim de criar um plano estadual que promova ferramentas para solucionar as questões que afetam a produção de eletricidade, através de energias renováveis. “Além de mobilizar e alertar a população queremos promover o uso de novas fontes renováveis de energia”, pontuou.

O parlamentar destaca que o fato de apenas 20% da energia produzida hoje no país ser oriunda de fontes renováveis mostra o quanto ainda somos dependentes de meios de produção poluentes. “Precisamos usufruir de fontes renováveis como o sol, a chuva, as marés, a geotérmica, a eólica, que podem ser usadas de forma industrial, mas também para pequenos projetos que contribuam não apenas para esta geração, mas para as futuras gerações visando um mundo sustentável”, avalia.

O parlamentar destaca que a intenção é aglutinar os projetos existentes que tratam do tema unificando a questão, e assim trazer para o Parlamento a academia de pessoas que possa pensar juntamente com o Fórum novas ações. “Nossa primeira atividade será um seminário sobre o tema, que acontecerá em Florianópolis nos próximos dias.  Queremos debater com a sociedade”, frisou.

Na condição de vice-presidente do fórum, o deputado Dirceu Dresch (PT) mencionou que existem grandes desafios e demandas com relação a produção de energia que precisam ser trabalhados. “O fórum pretende tratar essas questões com a participação da sociedade. Precisamos conscientizar para o uso racional de energia elétrica”, observou.

Até o momento dez parlamentares integram o grupo de trabalho, que pode receber ao longo dos encontros novos integrantes. Particparam também da reunião os deputados Natalino Lázare (PR), Darci de Matos (PSD) e Silvio Dreveck (PP).

 

(Agência ALESC, 03/06/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *