Esgoto e saúde
16/06/2015
Outro bar irregular é derrubado no Norte da Ilha
17/06/2015

Chefs se reúnem no IFSC para debater quais os pratos mais expressivos da gastronomia regional

A partir da opinião de renomados chefs e especialistas em gastronomia, estabelecer uma relação de pratos que representem a Culinária da Terra, a Culinária do Litoral e a Culinária Contemporânea de Florianópolis. Esse é o objetivo da pesquisa “Saberes e Sabores de Santa Catarina”, uma iniciativa do Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia. Os primeiros resultados do estudo serão apresentados e debatidos na quinta-feira (18/06), às 20h, no Campus Florianópolis-Continente do IFSC, com a presença dos chefs que responderam ao questionário e dos membros do Grupo Gestor do Programa.

“Saber quais os pratos mais expressivos de Florianópolis e de Santa Catarina é a primeira etapa de um processo”, explica o diretor da FloripAmanhã e consultor do Programa, Eduardo Barroso. A pesquisa realizada com 15 chefs será posteriormente analisada com outro estudo mais amplo, com 100 pessoas, entre formadores de opinião, especialistas e moradores antigos da cidade, que estão sendo questionados sobre a “Memória Sensitiva da Gastronomia de Santa Catarina”.

“O segundo passo é combinar a melhor forma de preparar e servir os pratos mais expressivos da gastronomia local definidos pelas pesquisas”, acrescenta Barroso. Para atingir esta meta, no dia 30/06 será realizado o Seminário Identidade Cultural da Gastronomia de SC e de 1 a 6 de julho a Oficina Criativa Design + Artesanato + Gastronomia, no CEART/UDESC. “De um lado teremos os chefs indicando a melhor forma de preparo, e de outro os designers, trabalhando conjuntamente com os chefs para buscar a melhor forma de apresentação dos pratos, desenvolvendo equipamentos, produtos e utensílios de apoio relacionados”, informa o diretor da FloripAmanhã.

A terceira etapa deste processo é a integração dos restaurantes locais que desejarem se comprometer com a proposta de preparar e servir os pratos da culinária regional de valor. Para isto, Abrasel e Sebrae definirão os critérios mínimos e os estabelecimentos que atenderem os requisitos poderão usar o Selo Saberes e Sabores de Santa Catarina, indicando o comprometimento com a preservação da gastronomia regional. “É uma garantia de qualidade para ser chancelado pelo Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia”, finaliza Barroso.

FloripAmanhã e a Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia

A Associação FloripAmanhã foi a idealizadora e articulou diversas entidades para o trabalho que culminou com a conquista da denominação de Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia. Atualmente a Associação é a coordenadora técnica do Grupo Gestor do Programa, que conta com a participação da ABRASEL, Estácio/ASSESC, Floripa Convention, IFSC, SEBRAE, SETUR/Prefeitura Municipal de Florianópolis, SHRBS (Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis) e UDESC.

O Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia conta com a parceria estratégica da FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação e apoio institucional da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS).

Além de Florianópolis, a Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia é composta pelas cidades de Shunde e ChengDu (China), Tsuruoka (Japão), Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), Jeonju (Coréia do Sul) e Östersund (Suécia). No Brasil, Curitiba é a outra participante da Rede, na categoria Design.

Em maio, Florianópolis foi eleita no Encontro anual da Rede Mundial de Cidades da Unesco, realizado em Kanasawa, no Japão, como a coordenadora da organização do coquetel da Assembleia Geral em comemoração aos 70 anos da Unesco, que acontece em novembro deste ano, em Paris. Participaram do encontro Eduardo Barroso, a secretária de turismo de Florianópolis, Zena Becker, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Sérgio Medeiros e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merisio.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *