Papo rápido sobre terrenos de marinha
25/05/2015
Vem ai a polêmica do peixe limpo
25/05/2015

Sustentabilidade, ainda dá tempo

(por *Roberto Zardo, DC, 24/05/2015)

Faltam apenas 85 anos para alcançarmos o século 22. É muito ou pouco tempo? Os economistas responderiam que depende. Os físicos diriam que o tempo é relativo. E nós cidadãos, que temos o privilégio de viver nos primórdios do século 21, o que podemos responder? Não importa se a base para a evolução humana está no criacionismo ou no evolucionismo, 85 anos são um piscar de olhos.

Sob outro prisma, 85 anos é tempo suficiente para fazermos agora algo útil, justo e equilibrado em prol de todos os seres vivos que fazem parte desse grão de areia cósmico chamado Terra. O que podemos fazer? Por onde devemos começar? O mestre Da Vinci nos dá uma bela dica: “A simplicidade é o último grau de sofisticação”. Que tal começarmos por coisas simples, tais como, tratar de forma justa e humana nossos semelhantes, colaboradores, clientes, fornecedores; usar/reutilizar recursos sem prejudicar as gerações futuras; respeitar a natureza como nossa grande aliada, entre outras. Podemos começar com nós mesmos, em nossas casas, escolas, organizações, comunidades, cidades, estados, nações, continentes. Que tal nos questionarmos, quando tivermos que decidir sobre algo que terá impacto, usando a frase do criador do escotismo, Baden-Powell: “Deixe o mundo um pouco melhor do que encontrou”.

É provável que ao agirmos com esse direcionamento nossa querida e hoje maltratada Terra possa rapidamente voltar a ser sustentável e justa para todos. A ADVB-SC promove há 17 anos o Prêmio Empresa Cidadã com o objetivo de reconhecer organizações que através de exemplos contribuem para que tenhamos um mundo cada vez melhor, mais justo e sustentável para todos. Convidamos todas as organizações a compartilharem seus exemplos de sucesso em sustentabilidade. Os melhores serão reconhecidos em evento no dia 16 de julho na cidade de Chapecó.

*Vice-presidente da ADVB-SC – Florianópolis

 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *