Florianópolis leva sua gastronomia para o mundo
25/05/2015
MPF cobra providências da UFSC
25/05/2015

Prefeitura disponibiliza edital do Floribike

Empresas interessadas no serviço de compartilhamento e aluguel de bicicletas já podem acessar o site da Prefeitura e baixar o edital do Floribike.

Com a modalidade técnica e preço, o edital leva em conta as necessidades de implantação da primeira etapa do projeto e a expansão do sistema, mediante demanda pública e de acordo com a viabilidade econômica.

A intenção da Prefeitura é que o serviço comece a ser oferecido à população até o mês de novembro, ou seja, antes ainda do início da alta temporada. Projetos como o Floribike já estão sendo executados em cidades como Veneza e Roma, na Itália; em Barcelona e Girona, na Espanha, e no Rio de Janeiro e em São Paulo.

“A iniciativa é realmente um sucesso do que hoje se chama de solução sustentável. É o serviço de transporte com a menor emissão de carbono”, disse a autora do projeto, a arquiteta Vera Lúcia Gonçalves da Silva, do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF).

Como irá funcionar 

Para alugar as bicicletas os usuários precisarão efetuar um cadastro de acesso ao sistema (que poderá ser feito de forma presencial, ou pela web, e pelo qual será cobrada taxa de adesão) e optar por um plano de tarifas, conforme a preferência da periodicidade de uso.

A tarifa será gratuita no caso de “viagem” de até 40 minutos, que poderá ser repetida, novamente sem custo, após um intervalo de 20 minutos sem utilização da bicicleta pública, quantas vezes por dia o usuário desejar.

Centro, Itacorubi e Coqueiros

O projeto prevê, num primeiro momento, a implantação, ao todo, de 85 estações, 850 bicicletas e 1.190 suportes, sendo que, em cada estação, serão colocadas 10 bicicletas e 14 suportes para “estacionamento” dos veículos. Além disso, haverá um serviço de redistribuição de bicicletas, para que não haja acúmulo em determinadas estações, e carência em outras, principalmente após horários de “pico”.

Na primeira etapa, três áreas da cidade serão contempladas com o Floribike: a região central, a Bacia do Itacorubi (abrangendo os bairros do Itacorubi, Santa Mônica e Trindade) e Coqueiros.

Nesta fase piloto, serão 30 estações totalizando 300 bicicletas e 420 suportes. Já para a segunda etapa, estão previstas 22 estações, 220 bicicletas e 308 suportes; na terceira etapa, 20 estações, 200 bicicletas e 280 suportes, e na quarta etapa, 13 estações, 130 bicicletas e 182 suportes.

O Floribike será gerenciado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.

O edital está disponível para download  NESTE LINK.

(Prefeitura de Florianópolis, 22/05/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *