Evento destaca a importância do cliente misterioso na qualidade e no atendimento das empresas
28/05/2015
Florianópolis será coordenadora dos 70 anos da Unesco
28/05/2015

Potencial gastronômico de Florianópolis é destaque na Unesco

A comitiva catarinense integrada pela FloripAmanhã participou em Kanazawa, Japão, da nona edição do encontro anual da Rede Mundial de Cidades da Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), de 25 a 27 de maio. A Rede de Cidades Criativas foi criada em 2004 para promover a cooperação entre localidades que fazem da inovação um fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável. Florianópolis é a única cidade brasileira da Rede na categoria gastronomia. Onze anos após o lançamento da rede, as 69 cidades que integram o grupo trabalham juntas por um objetivo: colocar a criatividade e as indústrias culturais a serviço do desenvolvimento local e cooperar ativamente no cenário internacional.

 

O encontro realizado em Kanazawa foi uma oportunidade para que as Cidades Criativas da Unesco trocassem experiências sobre o impacto local da designação. O evento reuniu prefeitos e autoridades de cidades eleitas para participarem do encontro, entre elas Florianópolis. A capital catarinense foi uma das 24 certificadas no ano passado e integra o seleto grupo de oito localidades ao redor do mundo que se destacam pela boa gastronomia. Foi a primeira vez que a Capital participou do encontro promovido pela Unesco. De acordo com a secretária de Turismo de Florianópolis, Elizenia Prado Becker, a candidatura foi lançada em 2009. “Após essa certificação, nós temos todos os compromissos assumidos com a Unesco, dizendo qual é a nossa competência e como nós vamos trabalhar a interligação entre o artesanato, a cultura e a gastronomia da cidade”, disse a secretária.

O consultor e diretor da Associação FloripAmanhã, Eduardo Barroso Neto, que desenvolveu o projeto, destacou as ações desencadeadas a partir da candidatura. Entre elas está o projeto de criação de um Observatório Gastronômico, com dados e informações sobre oferta e demanda, pesquisa e desenvolvimento, promoção, cooperação, prospecções e análise de oportunidades. Outro projeto apresentado por Barroso foi a criação do Laboratório de Inovação Cultural, em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc): “É um espaço de reflexão, de projetos, onde se pensa antes de tudo em uma mudança de comportamento”, destacou Barroso. “Estamos começando por uma pesquisa sobre quais são os pratos mais expressivos da culinária de Santa Catarina. A partir daí, vamos tentar fazer com que sejam ofertados em um conjunto de estabelecimentos credenciados, projetando um modo melhor de produzir, de preparar e de apresentar esses pratos”.

O potencial gastronômico da capital foi reconhecido ainda durante o encontro. Florianópolis foi escolhida para organizar o coquetel da Assembleia Geral em comemoração aos 70 anos da Unesco, que acontece em novembro deste ano, em Paris. O evento terá a participação das oito cidades gastronômicas do mundo. Para o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Sérgio Medeiros, isso mostra que a cidade tem muito a ganhar com o título. A intenção é projetar Florianópolis a partir da troca de experiências com outras cidades gastronômicas. “Nós deveremos fazer encontros anuais nos países que fazem parte dessa rede em busca da inovação, da criatividade e de algo melhor para essas cidades, além de compartilhar com outras localidades esse conhecimento”, disse Sérgio.

Na tarde do dia 27/05, Eduardo Barroso apresentou em Kanasawa a candidatura de Florianópolis para sediar o Encontro Anual das Cidades Criativas 2017 (UNESCO Creative Cities Network Meeting 2015), com apoio do Florianópolis Convention & Visitors Bureau. A receptividade foi ótima, mas a decisão da UNESCO será somente em novembro. Até lá as cidades candidatas devem apresentar um dossiê para complementar as informações apresentadas. As outras candidatas para sediar o Encontro de 2017 são Fabriano (Itália), Enghien-les-Bains (França) e Nassau (Bahamas). O encontro de 2016 será em Östersund, na Suécia. Como a UNESCO busca a rotatividade entre continentes, a expectativa é de que o encontro de 2017 seja na América, em Nassau ou Florianópolis.

Representando o prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merisio (PSD), defendeu a candidatura de Florianópolis para sediar o encontro da Rede de Cidades Criativas em 2017. “Florianópolis é a porta de entrada de Santa Catarina e nós queremos que Santa Catarina seja também a porta de entrada para o Brasil, consolidando uma posição internacional que é muito boa para o Estado e muito boa para Florianópolis”, disse o presidente. “Ter um evento da Unesco em 2017 é um ingrediente a mais em um trabalho que está se fazendo para internacionalizar o Estado a partir de Florianópolis. Por isso a importância de estarmos aqui, no sentido de inserir Santa Catarina em uma comunicação global que nos diferencia no que diz respeito à apresentação do Brasil e a partir daí, do nosso Estado”, completou.

Nesta quinta (28/05), a programação em Kanasawa inclui o Simpósio Internacional Apresentando a Região de Ishikawa – Kanazawa Bio-cultural – Estudos Avançados da Sustentabilidade.

Próximos Eventos

No dia 30/06, O Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia realiza na UDESC/CEART o Seminário de Identidade Cultural, com a vinda da representante da Unesco Denise Bax, especialista em programas da Divisão de Expressões Culturais e Indústrias Criativas da organização. Especialistas em gastronomia e design farão palestras curtas a fim de preparar os participantes para uma oficina criativa, que será realizada de 1 a 06 de julho, também na UDESC/CEART, com a coordenação voluntária de 10 designers ex-integrantes do LBDI (Laboratório Brasileiro de Design Industrial), inscrições abertas para estudantes vinculados ao Programa e participação de designers estrangeiros. Nesta oficina serão projetados equipamentos de promoção da gastronomia local, unindo design e artesanato para revalorização da gastronomia e cultura regional.

FloripAmanhã e a Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia

A Associação FloripAmanhã foi a idealizadora e articulou diversas entidades para o trabalho que culminou com a conquista da denominação de Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia. Atualmente a Associação é a coordenadora técnica do Grupo Gestor do Programa, que conta com a participação da ABRASEL, Estácio/ASSESC, Floripa Convention, IFSC, SEBRAE, SETUR/Prefeitura Municipal de Florianópolis, SHRBS (Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis) e UDESC.

O Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia conta com a parceria estratégica da FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação e apoio institucional da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS).

Além de Florianópolis, a Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia é composta pelas cidades de Shunde e ChengDu (China), Tsuruoka (Japão), Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), Jeonju (Coréia do Sul) e Östersund (Suécia). No Brasil, Curitiba é a outra participante da Rede, na categoria Design.

(Com informações da Agência ALESC , 26/05/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *