Justiça Federal aceita, em parte, denúncia dos indiciados na Moeda Verde
25/05/2015
Gastronomia de Floripa será apresentada ao mundo em evento no Japão
26/05/2015

FloripAmanhã, Prefeitura, SEBRAE e ALESC representam Florianópolis em encontro das Cidades Criativas Unesco no Japão

Nesta sexta-feira (22/05), a secretária de Turismo de Florianópolis, Zena Becker, o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), deputado Gelson Merísio, o presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE/SC, Sérgio Medeiros e o diretor de Inovação da Associação FloripAmanhã, Eduardo Barroso embarcam para a cidade de Kanazawa, no Japão, onde será realizado de 25 a 28 de maio o Encontro da Rede de Cidades Criativas da UNESCO 2015 (UNESCO Creative Cities Network Meeting 2015). Os integrantes da comitiva do Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia irão apresentar para os demais membros da Rede a capital catarinense, que em dezembro de 2014 passou a ser a única representante brasileira na categoria Gastronomia. A comitiva também vai candidatar Florianópolis para receber o Encontro da Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO em 2017.

As outras candidatas para sediar o Encontro de 2017 são Fabriano (Itália), Enghien-les-Bains (França) e Nassau (Bahamas). O encontro de 2016 será em Östersund, na Suécia. Como a UNESCO busca a rotatividade entre continentes, a expectativa é de que o encontro de 2017 seja na América, em Nassau ou Florianópolis. “Além da apresentação em Kanasawa, teremos mais cinco meses para montar um dossiê e mostrar que temos mais condições”, comenta o diretor da Associação FloripAmanhã. “Até 2017 a rede deverá ter cerca de 100 cidades, imagina trazer estas representações para Florianópolis, a visibilidade que isso tem e o potencial para troca de informações e intercâmbio”, complementa Barroso. A capital catarinense já tem o apoio de pelo menos duas cidades da Rede, Buenos Aires e Curitiba, além do Governo do Estado e da Embratur.

No encontro de Kanasawa haverá uma negociação entre as Cidades Criativas UNESCO da Gastronomia para definir a rotatividade de um evento sobre a gastronomia das cidades membros da Rede, com intercâmbio de chefs, workshops e festival gastronômico. “Vamos propor que Florianópolis agregue este evento da Rede na Fenaostra deste ano ou do próximo”, adianta Barroso.

Nos encontros da Rede acontece também uma espécie de prestação de contas do que já foi feito pelas cidades criativas. “É uma oportunidade para absorvemos know how, conhecer casos de sucesso e exemplos de projetos que permitem cooperação técnica com as outras cidades”, afirma Eduardo Barroso.

No encontro do Japão também serão definidas as áreas prioritárias de trabalho para o Grupo de Direção e futuros desenvolvimentos da Rede, composta por 69 cidades de 32 países. “Devem ser criadas novas exigências e novos critérios para a integração de novos membros, para que seja uma Rede realmente representativa e não haja concentração de cidades de um mesmo país. Existe a proposta de apenas três cidades por país, em categorias diferentes”, informa Barroso.

Brasil Sabor, Seminário e Oficina Criativa

Na última quarta-feira (20/05), Eduardo Barroso apresentou o Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia na abertura da Arena Brasil Sabor, evento da ABRASEL que segue no Beiramar Shopping até o dia 31 de maio. O diretor de Inovação da FloripAmanhã destacou a importância desta designação para Florianópolis, que potencializa o desenvolvimento da cadeia produtiva local relacionada com a gastronomia através das atividades de qualificação, intercâmbio e promoção previstas no Programa.

No dia 30/06, O Programa realiza na UDESC/CEART o Seminário de Identidade Cultural, com a vinda da representante da Unesco Denise Bax, especialista em programas da Divisão de Expressões Culturais e Indústrias Criativas da organização. Especialistas em gastronomia e design farão palestras curtas a fim de preparar os participantes para uma oficina criativa, que será realizada de 1 a 06 de julho, também na UDESC/CEART, com a coordenação voluntária de 10 designers ex-integrantes do LBDI (Laboratório Brasileiro de Design Industrial), inscrições abertas para estudantes vinculados ao Programa e participação de designers estrangeiros. Nesta oficina serão projetados equipamentos de promoção da gastronomia local, unindo design e artesanato para revalorização da gastronomia e cultura regional.

FloripAmanhã e a Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia

A Associação FloripAmanhã foi a idealizadora e articulou diversas entidades para o trabalho que culminou com a conquista da denominação de Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia. Atualmente a Associação é a coordenadora técnica do Grupo Gestor do Programa, que conta com a participação da ABRASEL, Estácio/ASSESC, Floripa Convention, IFSC, SEBRAE, SETUR/Prefeitura Municipal de Florianópolis, SHRBS (Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis) e UDESC.

O Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia conta com a parceria estratégica da FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação e apoio institucional da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS).

Além de Florianópolis, a Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia é composta pelas cidades de Shunde e ChengDu (China), Tsuruoka (Japão), Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), Jeonju (Coréia do Sul) e Östersund (Suécia). No Brasil, Curitiba é a outra participante da Rede, na categoria Design.

(Publicado por Floripa News, 22/05/2015; Portal da Ilha, 22/05/2015)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *