Capital está entre as dez cidades que mais receberam eventos internacionais no país
14/05/2015
FloripAmanhã participa de solenidade de aniversário da ACIF
14/05/2015

Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia realiza parcerias na Argentina

O diretor da Associação FloripAmanhã e consultor do Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia, Eduardo Barroso, esteve na Argentina esta semana e definiu parcerias com cidades do país vizinho. A capital Bueno Aires aderiu ao projeto Saberes e Sabores de Santa Catarina e vai enviar dois designers — Eduardo Fuhrmann, especialista em food design e Mônica Pujo, doutora em design estratégico — para colaborar na oficina criativa do Núcleo de Inovação Cultural do Programa, agendada para o período de 1 a 6 de julho, no Centro de Artes (CEART) da UDESC.

Já a Universidade Nacional de Rosário, em reunião na reitoria com representantes da sociedade civil, acolheu a ideia de criar um Laboratório de Inovação Cultural em cooperação com o Núcleo de Inovação Cultural de Florianópolis, uma parceria do CEART/UDESC com o Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia. “O Objetivo é apoiar a inserção de duas cidades da Argentina na Rede, Rosário como cidade do Cinema e Mendoza como Cidade da Gastronomia. Já é uma primeira ação de Florianópolis, cooperando com a América do sul na ampliação e visibilidade da rede”, afirma Barroso.

Núcleo de Inovação Cultural

A primeira meta do Núcleo de Inovação Cultural é criar a marca do projeto Saberes e Sabores de Santa Catarina. Este projeto é parte do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia e visa revalorizar a gastronomia local através de pesquisas sobre culinária de tradição, de inovação e memórias gastronômicas, além da criação de uma oferta de equipamentos, produtos e utensílios de apoio e promoção da gastronomia local. Em parceria com a ABRASEL, estão sendo definidos os critérios para a participação dos restaurantes locais. Os estabelecimentos que fizerem sua adesão poderão usar o Selo “Saberes e Sabores de Santa Catarina”, mas deverão comprovar o seguimento dos critérios, como por exemplo a oferta de determinados pratos, com ingredientes, preparação e apresentação padronizadas conforme o resultado das pesquisas.

Seminário de Identidade Cultural e Oficina Criativa

Os equipamentos de promoção da gastronomia local serão criados a partir de uma oficina criativa programada para o período de 1 a 06 de julho, no CEART, com a coordenação voluntária de 10 designers ex-integrantes do LBDI (Laboratório Brasileiro de Design Industrial), inscrições abertas para estudantes vinculados ao Programa e participação de designers estrangeiros, já confirmados representantes de Espanha, México e Argentina. Um dia antes da oficina, em 30 de junho, será realizado também na Udesc o Seminário de Identidade Cultural, com a vinda da representante da Unesco Denise Bax, especialista em programas da Divisão de Expressões Culturais e Indústrias Criativas da organização. Especialistas em gastronomia e design farão palestras curtas a fim de preparar os participantes para a oficina criativa.

Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia

Desde o dia dois de dezembro de 2014, Florianópolis integra um seleto grupo de 69 cidades da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco, que reconhecem e apoiam a criatividade como estratégia impulsionadora do desenvolvimento sustentável, por meio de parcerias mundiais. O título Cidade Unesco da Gastronomia gera visibilidade internacional e tem potencial para incrementar o setor turístico-gastronômico local, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região.

Além de Florianópolis, a Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia é composta pelas cidades de Shunde e ChengDu (China), Tsuruoka (Japão), Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), Jeonju (Coréia do Sul) e Östersund (Suécia).

O Brasil possui apenas duas cidades na Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO. Além da capital catarinense, Curitiba integra a Rede na categoria Design.

O Grupo Gestor do programa Florianópolis Cidades UNESCO da Gastronomia é coordenado pela Associação FloripAmanhã, com participação da ABRASEL, Estácio/ASSESC, Floripa Convention, IFSC, SEBRAE, SETUR/Prefeitura Municipal de Florianópolis, SHRBS (Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis) e UDESC.

O Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia conta com a parceria estratégica da FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação e apoio institucional da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS).

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *