Terra de Marinha: Consulta à disposição
20/05/2015
Comunicado: greve dos servidores municipais
21/05/2015

Conselho de Saneamento promove reuniões técnicas

Começaram na tarde desta terça-feira (19) as reuniões técnicas preparatórias para a 1ª Conferência Municipal de Saneamento Básico do Município de Florianópolis, evento programado para o mês de julho. Organizadas pelos membros do Conselho Municipal de Saneamento Básico, as reuniões têm o objetivo de envolver representantes de diversos segmentos da sociedade para discutir os temas propostos para a Conferência e formular proposições relacionadas às formas de execução da Política Municipal de Saneamento Básico.

A abertura da primeira reunião foi feita pelo Secretário de Habitação, Domingos Zancanaro, que preside o Conselho Municipal de Habitação. Ele chamou a atenção para a importância dessas discussões na construção das políticas públicas para o setor. “Neste espaço, teremos a oportunidade de aprofundar os quatro grandes temas que serão abordados durante a Conferência, envolvendo profissionais ligados ao setor, instituições e sociedade civil. Essas experiências, visões e abordagens variadas enriquecerão os debates e ajudarão na construção de uma política abrangente, com soluções eficazes e ambientalmente sustentáveis”, disse.

Serão realizadas ao todo oito reuniões – duas por semana – nas quais serão discutidos os quatro grandes temas que serão abordados durante a Conferência: esgotamento sanitário, abastecimento de água, drenagem e manejo das águas pluviais e limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos. Todos os assuntos elencados integram os planos, metas e ações do Plano Municipal de Saneamento Básico, que foi concluído em 2010 e atualmente encontra-se em apreciação na Câmara Municipal de Florianópolis.

Na primeira semana de reuniões a discussão será focada no esgotamento sanitário. Na terça, Elsom Bertoldo Passos, engenheiro sanitarista da Secretaria Municipal de Habitação e Saneamento Ambiental, falou sobre marcos regulatórios, situando os presentes a respeito da lei 11445/2007, que estabelece as diretrizes nacionais de saneamento. Na sequência, os engenheiros Alexandre Bach Trevisan, Felipe Trennepohl, Guilherme Fantozzi Campos e Lucas Barros Arruda,  todos do corpo técnico da Casan, fizeram apresentações sobre regularização das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), reúso de água tratada nas estações, adequação das ETEs para atendimento dos padrões de lançamento e tratamento e destinação e controle dos efluentes das estações de tratamento de esgoto.

Na tarde desta quarta-feira (20), será a vez do atendimento da população por sistema de esgotamento sanitário, fiscalização e regularização das ligações de esgoto, regularização dos serviços de limpa-fossa e infraestrutura sanitária nas regiões balneárias.

As reuniões começam às 14 horas e acontecem na sede do Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon/Grande Florianópolis), que fica na avenida Rio Branco, 1.051, no Centro.

(Prefeitura de Florianópolis, 20/05/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *