O fim dos terrenos de marinha
13/04/2015
Edital do Mercado do Continente sai na terça
14/04/2015

Udesc participará do programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Centro de Artes (Ceart), localizado em Florianópolis, participará do programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia. A instituição apoiará o programa com a criação de um Núcleo de Inovação Cultural, o qual trabalhará no desenvolvimento de uma identidade visual para promoção da gastronomia local e de equipamentos de apoio para o setor.

A primeira ação do Núcleo de Inovação Cultural – que estará vinculado ao Laboratório de Design (LabDesign) – ocorre na Udesc Ceart já na nesta terça-feira, 14, às 14h, quando o designer Eduardo Barroso – diretor da FloripAmanhã, entidade coordenadora do grupo gestor do programa, realizará um workshop sobre Design Territorial com alunos e professores do curso de Design da universidade e demais integrantes do projeto.

O workshop dará início à construção da identidade visual do projeto Saberes e Sabores de Santa Catarina, o qual terá um selo que poderá ser utilizado por restaurantes locais participantes do programa e que ofertarem determinados pratos a serem escolhidos, com padronização de ingredientes, preparação e apresentação.

“A Universidade tem como essência contribuir para o desenvolvimento de Santa Catarina. Como temos o curso de Design entre os dez melhores do País, temos o LabDesign (Laboratório de Design) e alunos com potencial, nada mais justo do que aliar academia, poder público e iniciativa privada para desenvolver a economia e os valores culturais do Estado”, afirma a Diretora Geral da Udesc Ceart, Gabriela Mager.

Próximos passos

No dia 30 de junho será realizado na Udesc o Seminário de Identidade Cultural, com a vinda da representante da Unesco Denise Bax, especialista em programas da Divisão de Expressões Culturais e Indústrias Criativas da organização.

Já entre os dias 1 e 10 de julho, está marcada na Udesc uma oficina criativa para o desenvolvimento dos equipamentos de promoção da gastronomia local, com a coordenação voluntária de dez designers que integraram o Laboratório Brasileiro de Desenho Industrial (LBDI).

Eduardo Barroso, consultor do programa, explica que a ideia é “criar um novo ritual da gastronomia local, revendo não somente a preparação, mas também a forma de apresentação”. Os produtos desenvolvidos serão utilizados na valorização dos pratos escolhidos pelo programa e servidos pelos restaurantes participantes, e também poderão ser comercializados para o público.

“O Design permeia todas as áreas da economia criativa, está sempre auxiliando como um meio para criar imagem, desenvolver produtos e estratégias de posicionamento. Para nossos alunos é ótimo participar de projetos assim, pois podem desenvolver seu potencial e criatividade junto com os professores, além de auxiliar todo o potencial gastronômico do Estado”, complementa Gabriela Mager.

Sobre o Programa

Desde o dia 2 de dezembro do último ano, Florianópolis integra o grupo de 69 cidades da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco, que reconhecem e apoiam a criatividade como estratégia impulsionadora do desenvolvimento sustentável, por meio de parcerias mundiais. O título gera visibilidade internacional e tem potencial para incrementar o setor turístico-gastronômico local, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região. Confira o resumo executivo que apresentou Florianópolis para a Unesco.

Além de Florianópolis, a Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia é comporta pelas cidades de Shunde e ChengDu (China), Tsuruoka (Japão), Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), Jeonju (Coréia do Sul) e Östersund (Suécia). O Brasil possui apenas duas cidades na Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco, sendo que além da capital catarinense, Curitiba integra a rede na categoria Design.

O Grupo Gestor do programa Florianópolis Cidades Unesco da Gastronomia é coordenado pela Associação FloripAmanhã, com participação da Udesc, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/SC), Estácio/Assesc, Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae/SC), Secretaria Municipal de Turismo da Prefeitura de Florianópolis /PMF e Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis (SHRBS).

(CEART, 13/04/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *