Acesso restrito
07/04/2015
Vereadores aprovam reforma administrativa da prefeitura de Florianópolis
08/04/2015

Turismo e gastronomia: uma mistura cheia de potencial

O ministro do Turismo, Vinicius Lages, dois blogueiros especializados em comidas caseiras e servidores da pasta se uniram em uma oficina sobre turismo e gastronomia nesta segunda-feira (6), no prédio anexo da pasta. Em uma sala adaptada para experiências culinárias, o ministro ajudou a preparar um  prato típico da culinária nordestina e ressaltou a importância da gastronomia para o setor. “O turismo é feito de uma série de verbos. Entre eles, o comer merece destaque”, disse.

Enquanto Esdras Nogueira, um dos blogueiros, cozinhava arroz de carne de sol e queijo coalho, com a ajuda do ministro, Mariana Cardoso falava sobre o site que mantém com o marido, com receitas e registros de viagem gastronômicas.

De acordo com o ministro, a gastronomia é um dos segmentos mais importantes da cultura brasileira. “Ainda há um enorme potencial para trabalharmos a imagem do país associada ao que colocamos na mesa. O Brasil é uma potência alimentar, mas ainda não conseguiu se transformar em uma potência gastronômica”, disse Lages. O ministro citou o sucesso do Chef nos Eixos, evento gastronômico realizado recentemente em Brasília, no qual diversos chefs cozinharam na rua para um público que lotou uma das principais vias da capital, como meio de estimular a movimentação interna por meio da comida. Em nível internacional, Lages citou o Mistura, realizado anualmente no Peru. A última edição reuniu cerca de 300 mil pessoas de diversas partes do mundo.

Entre os participantes do evento estava a coordenadora de sustentabilidade, Ana Lúcia Carrias. Ela aprovou a iniciativa e sugeriu que sejam realizados outros eventos dessa natureza, onde os próprios servidores cozinhem pratos típicos das suas regiões. “Esse tipo de evento aproxima os colaboradores e torna o ambiente de trabalho mais agradável. Achei ótimo e super inovador”, disse. Ana comentou que, a exemplo dos blogueiros, sempre que viaja procura experimentar experiências gastronômicas locais.

Para participar do evento, servidores e colaboradores doaram caixas de bombom. As 49 caixas arrecadadas serão doadas, no próximo domingo (12), para a creche Alecrim, localizada na cidade estrutural. A creche atende cerca de 120 crianças, filhos de catadores e de presidiários.

Os interessados no tema podem acompanhar uma nova série sobre turismo e gastronomia chamada “Por aí” no site da dupla a partir de 20 de abril.

Clique aqui e ouça comentário do ministro Vinicius Lages sobre a importância de atrações gastronômicas para a circulação de visitantes pelo país.

(Ministério do Turismo 07/04/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *