Seminário de Planejamento Urbano discute os desafios da dinâmica demográfica
16/04/2015
Representantes de Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia participarão de encontro no Japão
16/04/2015

Núcleo de Inovação Cultural realiza primeira oficina na UDESC/CEART

Cerca de 20 participantes, entre estudantes de design, gastronomia e professores da UDESC, IFSC e Estácio/Assesc participaram na tarde do dia 14/04 no Centro de Artes (CEART/UDESC) do Workshop de Design Territorial, primeira atividade do Núcleo de Inovação Cultural, parceria da UDESC com o Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia. A oficina teve facilitação do diretor da FloripAmanhã, Eduardo Barroso, com a participação da diretora do CEART, Gabriela Mager, e abertura da diretora de Inovação da FloripAmanhã, Anita Pires.

Eduardo Barroso, Gabriela Mager e Anita Pires

“Vocês vão fazer história participando desta iniciativa”, resumiu Anita Pires. Já a diretora do CEART, Gabriela Mager, ressaltou para os participantes que “em poucos meses já teremos resultados que podem fazer a diferença para o setor de turismo, de gastronomia e para o fortalecimento da identidade da cidade”.  Eduardo Barroso destacou que o Núcleo chama-se de Inovação Cultural porquê vai “mudar o comportamento das pessoas de modo positivo”.

A oficina apresentou os principais conceitos de design territorial e as iniciativas do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia, como a criação do Observatório da Gastronomia, pioneiro no Brasil, Festival Internacional com a participação de chefs das outras cidades criativas, proposta de legislação com subsídios para os empreendimentos vocacionados na área e certificação dos restaurantes ligados ao Programa. Tarefas foram divididas entre os presentes para alcançar os objetivos definidos.

A primeira meta do Núcleo de Inovação Cultural é criar a marca do projeto Saberes e Sabores de Santa Catarina. Este projeto é parte do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia e visa revalorizar a gastronomia local através de pesquisas sobre culinária de tradição, de inovação e memórias gastronômicas, além da criação de uma oferta de equipamentos, produtos e utensílios de apoio e promoção da gastronomia local. Em parceria com a ABRASEL, estão sendo definidos os critérios para a participação dos restaurantes locais. Os estabelecimentos que fizerem sua adesão poderão usar o Selo “Saberes e Sabores de Santa Catarina”, mas deverão comprovar o seguimento dos critérios, como por exemplo a oferta de determinados pratos, com ingredientes, preparação e apresentação padronizadas conforme o resultado das pesquisas.

Seminário de Identidade Cultural e Oficina Criativa

Os equipamentos de promoção da gastronomia local serão criados a partir de uma oficina criativa programada para o período de 1 a 06 de julho, no CEART, com a coordenação voluntária de 10 designers ex-integrantes do LBDI (Laboratório Brasileiro de Design Industrial), inscrições abertas para estudantes vinculados ao Programa e participação de designers estrangeiros, já confirmados representantes de Espanha e México. Um dia antes da oficina, em 30 de junho, será realizado também na Udesc o Seminário de Identidade Cultural, com a vinda da representante da Unesco Denise Bax, especialista em programas da Divisão de Expressões Culturais e Indústrias Criativas da organização. Chefs como João Lombardo, Fernando Mansur e Narbal Correa já confirmaram a presença, e outros especialistas em gastronomia e design também estão sendo contactados para fazerem palestras curtas a fim de preparar os participantes para a oficina criativa.

Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia

Desde o dia dois de dezembro de 2014, Florianópolis integra um seleto grupo de 69 cidades da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco, que reconhecem e apoiam a criatividade como estratégia impulsionadora do desenvolvimento sustentável, por meio de parcerias mundiais. O título Cidade Unesco da Gastronomia gera visibilidade internacional e tem potencial para incrementar o setor turístico-gastronômico local, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região.

Além de Florianópolis, a Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia é comporta pelas cidades de Shunde e ChengDu (China), Tsuruoka (Japão), Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), Jeonju (Coréia do Sul) e Östersund (Suécia).

O Brasil possui apenas duas cidades na Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO. Além da capital catarinense, Curitiba integra a Rede na categoria Design.

O Grupo Gestor do programa Florianópolis Cidades UNESCO da Gastronomia tem coordenação técnica da Associação FloripAmanhã, com participação da ABRASEL, Estácio/ASSESC, Floripa Convention, IFSC, SEBRAE, SETUR/Prefeitura Municipal de Florianópolis, SHRBS (Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis) e UDESC.

O Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia conta com a parceria estratégica da FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação e apoio institucional da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS).

(Atualizada em 14/05/2015)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *