SPU conclui demarcação da linha imaginária da preamar na Ilha e começa a notificar proprietários
08/04/2015
Feira Gastronômica vai para a 2ª edição
08/04/2015

Jurerê receberá torneio mundial de veleiros a partir de domingo

Florianópolis receberá entre os dias 12 e 16 de abril, o campeonato mundial de veleiros da classe S40. O evento será o primeiro mundial disputado na história do Iate Clube de Santa Catarina. A competição terá início neste domingo, 12, Confira a programação no fim da matéria.

A classe reúne velejadores que somam quinze medalhas olímpicas e mais de 20 títulos mundiais. Um deles é o brasileiro Torben Grael, comandante do veleiro Magia V/Energisa, medalhista olímpico por cinco vezes, campeão da edição 2008/2009 da Volvo Ocean Race comandando a equipe do sueco Ericsson 4 e um dos maiores velejadores da história do Brasil.

O Mitsubishi Motors Soto 40 World Championship, como é chamado este Mundial, é o terceiro a ser realizado pela Classe e o primeiro no Brasil. Na primeira edição do Soto 40 World Championship, realizada no Chile em 2013, o veleiro Pisco Sour foi o campeão. No ano passado, em Valência, na Espanha, quem levantou o troféu foi o veleiro inglês Ngoni. O Brasil será representado por Pajero, Magia, Crioula, Carioca 04 e o Carioca 25 barcos.

Serão dez regatas de Barla-Sota na raia de Jurerê para definir o grande campeão do evento, sendo que não haverá descarte de pior resultado. Todas as equipes competem em condições iguais, uma vez que a classe segue o conceito one design, com todos os veleiros sendo idênticos quanto a peso, tamanho e área velica.

 Movimentação no Iate Clube de Santa Catarina:

Apesar do início da competição ser somente no próximo domingo, o movimento em relação ao Mitsubishi Motors Soto 40 World Championship é grande na Sede Central do Iate Clube de Santa Catarina. Os veleiros começaram a chegar à Florianópolis há alguns dias, gerando grande ansiedade por parte de todos.

A partir desta quarta-feira, 7, até o dia 11, sábado, acontece o registro e vistoria das embarcações. Ainda no sábado, a organização promove o treino livre, já na raia de Jurerê e partir de domingo, 12, a competição começa para valer com duas regatas programadas por dia.

 Veleiro Soto 40

Projetado pelo argentino Javier Soto Acebal e construído na Argentina, o veleiro S40 é um moderno barco oceânico de regatas que corre com nove tripulantes em regatas emocionantes, com trocas constantes de posição entre os veleiros durante as regatas. O S40 Faz parte do grupo de veleiros one design, onde todos são exatamente iguais e quem define a vitória ou a derrota é a experiência e a qualidade técnica dos velejadores a bordo. A flotilha está espalhada por Chile, Brasil, Argentina, Espanha, Alemanha, Inglaterra, Portugal, Filipinas, Japão e Estados Unidos.

  Calendário do Mitsubishi Motors Soto 40 World Championship:

7 a 11/4 – Registro e vistoria

11/4 – Treino livre e briefing

12/4 – Primeira e segunda regatas

13/4 – Terceira e quarta regatas

14/4 – Quinta e sexta regatas

15/4- Sétima e oitava regatas

16/4 – Nona e décima regatas

16/4 – Premiação

 

(De olho na ilha, 07/04/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *