Gastronomia será destaque no VIII FTN, em Florianópolis
06/04/2015
Alça de Contorno: uma novela sem fim
07/04/2015

Florianópolis será sede do maior evento Sul Brasileiro de Educação

Currículo unificado para escolas básicas de todo o Brasil deverá estar pronto em 2016, tema que será destaque no Educasul. O maior evento de educação do Brasil chega a sua 11ª edição com um dos temas mais complexos já discutidos no Brasil. De acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE), todas as escolas do país, públicas e privadas, deverão seguir um currículo único para educação básica. A proposta está em discussão e deverá estar pronta até julho de 2016. O assunto será destaque no Educasul, que será realizado entre os dias 10 e 11 de setembro, no Centrosul, em Florianópolis e irá reunir educadores renomados de todo o Brasil.

Segundo o Ministério da Educação a proposta não é engessar o ensino e caberá às instituições escolherem a linha pedagógica e a metodologia de ensino. Tanto a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica, de 1996, quanto o PNE, de 2014, determinam que o governo federal estabeleça os conteúdos a serem ensinados na educação básica. Atualmente Estados e municípios são responsáveis pela elaboração do currículo usado nas escolas públicas. Na rede privada, cada escola determina as expectativas de aprendizagem com base em livros didáticos e material apostilado.

Segundo o PNE o currículo comum é uma tentativa de garantir que todos os alunos tenham as mesmas oportunidades de aprendizagem, mas as opiniões são divergentes. Por outro lado, especialistas acreditam que esta não seria uma política democrática de ensino, pois cada região possui suas singularidades.

De acordo com a Diretora da Capacitar Eventos, Sabrina Alves, promotora do Educasul, o tema deste ano é de extrema importância para o futuro do ensino brasileiro. “ Será um debate muito rico e crítico, formado por uma elite de educadores e profissionais da área. O Educasul se consolidou como um evento referência na Educação Brasileira”, finaliza.

O que diz a legislação?

Tanto a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica, de 1996, quanto o PNE de 2014, determinam que o governo federal estabeleça os conteúdos a serem ensinados na educação básica. A legislação abrange escolas públicas e privadas

Como funciona hoje?

Estados e municípios são responsáveis pela elaboração do currículo que será usado nas escolas públicas. Na rede privada, cada escola determina as expectativas de aprendizagem com base em livros didáticos e material apostilado

Qual a proposta do governo?

A partir de 2016, todas as escolas do país, públicas e privadas, deverão seguir uma base comum, com especificação do que deve ser ensinado em cada etapa da educação. Segundo o MEC, caberá às escolas escolherem a linha pedagógica e a metodologia de ensino.

 

SERVIÇO:

O QUÊ: EDUCASUL

QUANDO: 10/09 a 11/09

ONDE: Centrosul – Florianópolis

INFORMAÇÕES/INSCRIÇÕES: www.educasul.com.br

 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *