O Promotor Responde explica a maioridade penal aos 18 anos
22/04/2015
Construções irregulares na Praia Brava, em Florianópolis, são alvo de ação civil pública
22/04/2015

Florianópolis deve receber espaços para alugueis de bicicletas até o fim deste ano

Andar de bicicleta por Florianópolis não é uma tarefa fácil. O trânsito intenso de veículos, a falta de infraestrutura e atenção por parte dos motoristas, leva muita gente a desistir da simples ideia de pedalar pela Capital. Mas, para começar a mudar esta situação, o Ipuf (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis), em conjunto com a Secretaria de Mobilidade Urbana, criou uma comissão que irá elaborar o edital de licitação para a concessão do serviço de aluguel e compartilhamento de bicicletas. A ideia é que o edital seja lançado ainda este mês e até o fim deste ano o projeto Floripa Bike entre em vigor.

O projeto não é novidade em Florianópolis. Em 2013, também houve a tentativa de colocá-lo em prática, mas não saiu do papel. “Foi uma licitação vazia, sem interesse das empresas. Por isso a ideia de reunir uma comissão para aperfeiçoar o Floripa Bike e torná-lo mais atrativo. É uma meta antiga nossa e a vontade para as coisas acontecerem é muito grande”, diz a autora do projeto e arquiteta do Ipuf, Vera Lúcia Gonçalves da Silva.

O edital prevê a instalação de 85 estações, 595 bicicletas e 1.190 suportes. Serão sete bicicletas e 14 suportes em cada estação. A ideia é implantar o serviço inicialmente nas regiões onde os veículos não trafegam em alta velocidade, para garantir maior segurança ao ciclista. Assim, a região central e os bairros Coqueiros, Trindade e Santa Mônica serão os primeiros beneficiados. É também nestas regiões que se concentram grande número de estudantes universitários, sendo polos geradores de viagens.

Para Vera Lúcia, o Floripa Bike ajudará a desafogar o grande fluxo de veículos na cidade em longo prazo, e fará com que mais pessoas passem a utilizar a bicicleta. “Ao ter esse serviço disponível muitas pessoas que antes se sentiam inseguras de trafegar na cidade passarão a experimentar a experiência. Com mais bicicletas nas vias, os motoristas passarão a olhar com mais atenção para os ciclistas”, explica.

Iniciativa aprovada

O sistema de aluguel de bicicleta ainda é novo no Brasil. São poucas as cidades no país que implantaram essa modalidade, mas quem fez garantiu bons resultados. É o caso de Porto Alegre. Em três anos, o projeto Bike Poa conta com mais de 136 mil usuários cadastrados.

Os resultados estão presentes no trânsito, mas também no espaço de convívio e na qualidade de vida. O vice-presidente da Via Ciclo (Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis), Daniel de Araújo Costa, ressalta a importância do serviço na Capital. “Se de fato for implantado será um dos passos que ajudará na mobilidade de Florianópolis. Aos poucos as pessoas passarão a respeitar mais o ciclista e se acostumar com a presença da bicicleta no seu cotidiano. Falam em obras para desafogar o trânsito, mas precisamos também mudar a cultura que temos aqui. Essa cultura do carro. Diversos países desenvolvidos adotaram a bicicleta em seu cotidiano”, afirma.

De acordo com Costa, muitas pessoas têm vontade de ir trabalhar ou andar de bicicleta pela cidade, mas sentem-se inseguras. “Não temos infraestrutura e segurança nas estradas. Os motoristas podem trafegar em alta velocidade em vias que a velocidade estipulada deveria ser menor”, lamenta.

Outro problema relatado é a falta de ciclovias e ciclofaixas. Com contrapartida da prefeitura, um dos objetivos do Floripa Bike é ampliar estes espaços.

( Notícias do Dia Online, 21/04/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *