Secretaria Municipal de Transparência e Controle visita CGU
29/04/2015
Cúria Metropolitana negocia prédio do antigo Cine Ritz com a Prefeitura de Florianópolis
29/04/2015

Estações de tratamento de esgoto de três cidades catarinenses serão analisadas pela Fatma

A partir do mês de maio, as cidades de Florianópolis, Balneário Camboriú e Itapema receberão a primeira análise mensal da Fatma (Fundação do Meio Ambiente) que avaliará a qualidade da água que entra e sai das ETEs (Estações de Tratamento de Esgotos e Afluentes). A ideia é mostrar se há contaminação em relação a metais pesados, bactérias e outros agentes nocivos. Na Capital serão avaliadas oito estações, enquanto em Balneário Camboriú e Itapema, será monitorada uma em cada cidade.

A primeira coleta foi realizada durante o mês de abril por uma equipe de técnicos da Fundação. A análise até então era feita de forma esporádica por solicitação de prefeituras e do Ministério Público. A partir de agora ela será mensal. Em Florianópolis, a ação ocorre pela primeira vez, explica o gerente do serviço de pesquisa e análise da qualidade ambiental da Fatma, Oscar Vasques. “Nós tínhamos realizado este trabalho nas duas outras cidades, e agora implantamos na Capital devido aos resultados alcançados. A missão é ver como funcionam as estações de tratamento, se o trabalho está sendo feito da maneira correta e informar o município para que, se necessário, tome as devidas providências”, afirma.

Segundo Vasques, o trabalho de monitoramento engloba três análises: a bacteriológica – que avalia a quantidade de bactérias, a físico-química que verifica se há presença de metais e a ecotoxicológica, utilizada em casos de acidentes industriais. Neste caso é possível verificar se há a presença de detergentes na amostra.  Nas análises realizadas em Itajaí e Balneário Camboriú, em decorrência de termos de ajuste de conduta, o trabalho se restringia apenas à avaliação da quantidade de bactérias.

 

Cidades avaliadas recebem maior demanda de turistas

Itajaí, Balneário Camboriú e Florianópolis foram escolhidas para receber o monitoramento da Fatma, pois são cidades com demanda alta de turismo. De acordo com gerente do serviço de pesquisa e análise da qualidade ambiental da Fatma, Oscar Vasques, a partir dos problemas detectados fica mais fácil propor soluções às prefeituras. “Em análises anteriores tanto em Itapema como em Balneário Camboriú, foi constado, por exemplo, quais estações de tratamento jogam esgoto no mar”, afirma.

( Notícias do Dia Online, 28/04/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *