Reforma administrativa do governo de Santa Catarina começa com corte de cargos
13/04/2015
Policlínica de Barreiros será inaugurada na próxima terça-feira
13/04/2015

Com quase um ano de atraso, Prefeitura confirma entrega da ala Sul do Mercado Público para junho

“Obra: restauro ala norte, vão central e ala sul do Mercado. Término: julho 2014”. A placa da Prefeitura de Florianópolis indicando a previsão de conclusão das obras do Mercado Público continua do lado de fora do prédio histórico com a primeira promessa de entrega, mas o prazo para finalizar a restauração completa é outro: junho de 2015. Quase um ano após a promessa de entrega, a obra “entra em fase final”, de acordo com o prefeito Cesar Souza Júnior (PSD). Em vistoria realizada na sexta-feira, ele garantiu a entrega da ala sul para 19 de junho. A ala norte foi reaberta em junho do ano passado.

Os primeiros comerciantes devem começar a montar os boxes até o final deste mês, paralelamente à conclusão das obras. Apesar dos atrasos que ocorreram na ala norte e também ocorrem na ala sul, o prefeito destacou a complexidade da obra que, segundo ele, é o primeiro restauro efetivo do Mercado. “Até então ele só sofreu reformas paliativas. Tivemos que restaurar dentro das normas de patrimônio histórico, substituir comerciantes em função da nova licitação e fazer a nova licitação sem fechar inteiramente o Mercado. Foi um grande desafio, talvez o maior da nossa administração”, disse.

Em junho do ano passado, quando a ala norte foi reaberta, apenas quatro comerciantes estavam aptos a abrir os boxes. Agora, para evitar que a ala sul seja reaberta com poucos boxes, a prefeitura decidiu liberar a entrada dos comerciantes ainda durante a finalização do restauro.

Segundo o secretário de Obras da Capital, Rafael Hahne, dos 39 boxes quase 80% já tiveram projetos aprovados e apenas quatro ainda não entraram com projeto para análise. “A expectativa é de que nos próximos dias a gente tenha as medições exatas para cada box e, ainda em abril, faremos uma reunião com os proprietários para definir como será este processo”, explicou.

Ainda faltará a obra do vão central

A dois meses da inauguração da ala sul, os cerca de cem trabalhadores se concentram na fase final de execução da estrutura dos boxes e do mezanino, que é o segundo andar de cada box do Mercado. Neste sábado, eles começam a fase de cobertura de telhas do prédio.

Quando as obras da ala sul começaram, as peixarias foram transferidas temporariamente para o Terminal Cidade de Florianópolis. Em junho, os comerciantes voltarão à ala sul, que ainda contará com restaurantes, açougues, bares e comércios de hortifruti.

Mas para a finalização completa do Mercado, uma terceira etapa ainda será iniciada. A instalação da cobertura retrátil do vão central que liga as duas alas deverá começar no fim das obras da ala sul ou após a conclusão. O projeto vencedor do arquiteto Gustavo Ultrabo foi divulgado em novembro de 2013, quando foi anunciado o início da restauração do Mercado. Este mês, a prefeitura finalizou a primeira etapa de habilitação da empresa que executará o projeto. Definido o vencedor, ele terá mais nove meses para concluir os trabalhos. Mas, segundo o prefeito, não será necessário interditar o Mercado para a instalação do teto retrátil.

(Notícias do Dia Online, 10/04/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *