Obras do Contorno Viário na Grande Florianópolis avançam para o segundo dos três lotes de serviço
28/04/2015
Sombras do Santinho
28/04/2015

A corrida para entrega do Mercado Público

A 50 dias do fim do prazo contratual para concluir a reforma do Mercado Público de Florianópolis, permissionários puderam enfim entrar na ala sul para fazer medições e conferir o espaço para fabricação do mobiliário dos boxes. Como os atrasos resultaram em dois aditivos de prazo, a liberação aos comerciantes ocorre mais de um mês após a promessa inicial da prefeitura.

A obra teve quatro aditivos: dois de prazo, atrasando a obra em 11 meses; e mais dois de orçamento, aumento o valor da obra em quase 50%, chegando a R$ 10,7 milhões. Com as mudanças de data, os permissionários não garantem que tudo estará pronto para o dia 19 de junho, quando a prefeitura planeja reinaugurar o espaço.

Os primeiros comerciantes puderam entrar na ala sul, em obra desde junho do ano passado, para fazer medições ontem de manhã. Com mais de 30 anos de trabalho no Mercado, Marcelo Jaques, da Peixaria do Chico, ficou responsável pelo acompanhamento da avaliação de três boxes. Para o comerciante, vai ser muito difícil deixar tudo pronto até junho.

– O principal problema é deixar pronto o balcão refrigerado, porque poucas empresas fazem esse serviço em Santa Catarina. Acredito que peixarias e restaurantes só devem ficar todos prontos em agosto – calcula Marcelo.

De acordo com o planejamento da prefeitura, a fase de medições deve demorar pelo menos três semanas. A partir de 1o de junho, os comerciantes poderão começar a montagem do mobiliário. Cada um dos permissionários deve ter um projeto aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Dos 39 boxes que devem funcionar na ala sul, apenas quatro ainda não estão com projeto arquitetônico registrado.

– Como o prédio é tombado pelo Iphan, tudo que for instalado precisa passar pela avaliação deles. Quase todos já entregaram os projetos, faltam apenas quatro. Mesmo assim, com os prazos apertados, dificilmente teremos todos os boxes abertos até 19 de junho – diz Aldonei de Brito, dono de box na ala norte e presidente da Associação dos Comerciantes do Novo Mercado Público.

PREFEITURA GARANTE CONCLUSÃO NO PRAZO

Para o secretário de Obras de Florianópolis, Rafael Hahne, a data da festa de reabertura deve ser discutida com os permissionários dos boxes:

– Temos que conversar com os envolvidos, principalmente os comerciantes. O que podemos garantir é que a obra estará concluída antes do fim do prazo, que é 18 de junho.

(DC, 28/04/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *