A casa do poeta
30/03/2015
Jardim Botânico, sem dia para inaugurar
30/03/2015

Social Good Brasil, papo rápido

(Por Visor, DC, 29/03/2015)

Presidente voluntária do Social Good Brasil. O SGB está com inscrições abertas para o Lab, projeto que garante apoio e uso de modernas ferramentas de inovação para transformar boas ideias em projetos de empreendedorismo social.

O que é o negócio social?

Ainda é uma forma de empreender relativamente nova, mas que vem ganhando muita força no mundo do empreendedorismo. O negócio social funciona de forma parecida com uma empresa tradicional, só que o seu objetivo maior é causar impacto social positivo. Tudo começa ao se identificar um problema social sobre o qual o empreendedor pretende atuar. A partir daí, é criado um modelo de negócio que deve ser testado e validado com auxílio de ferramentas modernas. A ideia é que o negócio gere lucro justamente ao ajudar a corrigir a situação que incomodava o empreendedor – ao mesmo tempo causando impacto social positivo. Há empreendimentos sociais nas mais variadas áreas (cultura, meio ambiente, combate à pobreza, educação, saúde, entre outras).

Empreender nessa área pode ser uma opção de carreira?

Cada vez mais é uma opção de carreira. A criação de um modelo de negócio adequado possibilita que o empreendedor lucre e gere novos empregos mesmo atuando na área social. Ele tem a oportunidade de crescer profissionalmente, se sustentar e ainda trabalhar com um propósito, algo muito valorizado principalmente pelos mais jovens.

A tecnologia pode ser aliada da inovação social?

Ela facilita o acesso à informação e aumenta o poder de mobilização das pessoas, que podem se unir (em petições eletrônicas, em movimentos nas redes, em mecanismos de financiamento coletivo) para atingir resultados importantes no enfrentamento de problemas sociais. Ela tem a força de empoderar as pessoas comuns que têm feito a diferença no mundo.

 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *