“A situação dos municípios é preocupante”, aponta ministro das Cidades Gilberto Kassab
20/03/2015
Plano de Mobilidade Urbana Sustentável é tema de palestra na ALESC
20/03/2015

Fortaleza da Barra da Lagoa ameaçada

(Por Visor, DC, 20/03/2015)

Ela não tem a imponência e tradição da Hercílio Luz, nem a função vital da Pedro Ivo ou Colombo Salles. Em comum com as pontes mais conhecidas de Floripa, só a falta de manutenção ao longo dos anos. Aí, o Estado finalmente resolveu mexer na estrutura e o que aconteceu? A obra parou por causa da licença ambiental e veio o embargo com base na burocracia que já se conhece na Capital. Resultado: a ponte da Fortaleza da Barra da Lagoa, mesmo correndo risco iminente de colapso, vai demorar no mínimo mais um ano para ficar pronta. Lá na placa da obra, iniciada em julho de 2014, o prazo fixado era setembro deste ano.


Aliás

Só depois do embargo determinado pelo Ministério Público Federal, em novembro do ano passado, é que se descobriu que o projeto versava sobre uma reforma da estrutura de 50 metros de extensão que liga o leste da Ilha de Santa Catarina à Barra da Lagoa e ao Rio Vermelho, só pra ficar nos bairros mais conhecidos. A Secretaria de Infraestrutura dizia que se tratava de uma restauração. O MPF entende que é uma nova ponte, logo precisa de outra licença ambiental. O Estado corre contra o tempo para obter nova autorização na Fatma. O que ninguém sabe responder é quem será responsabilizado em caso de tragédia na ponte.


Enquanto isso…

O assunto tem repercutido na Câmara de Vereadores e em entidades como a Acif, que cobram celeridade para a obra. Para se ter uma ideia do risco de acidente, até uma placa reduzindo o peso na ponte de 20 para 15 toneladas foi colocada por lá. Resta saber quem vai fiscalizar os caminhões que vão abastecer os mercadinhos em toda aquela parte da cidade. Para o vereador Guilherme Botelho, que tem acompanhado o imbróglio, alguém na Secretaria de Infraestrutura pisou na bola novamente e agora estão dando desculpas – a exemplo das outras pontes.

 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *