O Carnaval e a cidade invisível
19/02/2015
Controle de acesso
19/02/2015

Reajuste da energia elétrica no Estado será superior ao de 2014

Aumento em Santa Catarina ainda depende de audiência da Aneel. Valor será divulgado até o fim do mês e começará a valer em março. Contas não liquidadas, alta em Itaipu e taxação por bandeiras são algumas da razões para o acréscimo

Contas ainda não liquidadas, alta da usina de Itaipu e aumento do gasto com térmicas são alguns dos motivos que farão com que a energia elétrica pese mais no bolso do consumidor a partir de março.

A conta de luz vai aumentar e o acréscimo será maior que o do ano passado, de 22,62%, segundo o presidente da Celesc, Cleverson Siewert.

– Com certeza será um aumento maior que em 2014. A percepção de todo mundo é essa – admitiu ele.

As definições dependem de audiências públicas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Depois que elas forem homologadas o órgão apresenta o resultado às distribuidoras nos Estados, caso da Celesc.

A última das audiências será hoje e a agência ainda leva de três a quatro dias para fazer os estudos finais.

– No final de fevereiro que deve ser apreciada a questão na reunião da Aneel. A partir de então vamos ter noção do que vai acontecer – disse Siewert.

A reunião ordinária está marcada para o dia 24 de fevereiro. E há a orientação do diretor-geral da agência, Romeu Rufino, para que as medidas já estejam vigentes a partir de março.

Alteração no cálculo do aumento de luz

Esse processo está sendo chamado pela Aneel de “revisão tarifária extraordinária”. Outro detalhe ruim para o bolso do consumidor é o fato de que a revisão fora de época não impedirá a revisão anual, que ocorre sempre no mês de agosto no caso da Celesc.

A Aneel disse, por meio de sua assessoria, que com o reajuste no início do ano pode ser que a conta seja menor no segundo semestre.

Diferente de como era discutido o reajuste nos outros anos, a Aneel mudou a regra há cerca de 90 dias, e a Celesc não pede mais um percentual de aumento, que depois é autorizado pela agência reguladora. Agora a distribuidora apresenta os dados e recebe direto a informação de quanto pode ser o reajuste da tarifa.

Em 2014, a Celesc pediu 20,49% de reajuste e, surpresa, recebeu mais: aumento de 22,62% a conta de luz em SC.

(DC, 19/02/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *