Segunda etapa da reforma do Terminal Rita Maria de Florianópolis começa nesta segunda-feira
02/02/2015
Pesca
03/02/2015

Grupo gestor planeja atividades para primeiro ano de Florianópolis como Cidade UNESCO da Gastronomia

Representantes das entidades do Grupo Gestor

Após a oficialização da capital catarinense como integrante da Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO, categoria Gastronomia, ocorrida em dezembro de 2014, o Grupo Gestor do Projeto — coordenado pela Associação FloripAmanhã — se reuniu no auditório do Sebrae, na quinta-feira (29/01) para iniciar o planejamento das atividades de 2015. Entre os eventos e iniciativas previstos, um encontro internacional com Chefs de cozinha das oito cidades da Gastronomia da UNESCO, uma oficina de design e artesanato para desenvolver equipamento de suporte à culinária regional, um aperfeiçoamento da FENAOSTRA, inserindo a Festa no conceito de cidade da gastronomia, além de criação de uma legislação de incentivo aos empreendimentos vocacionados no setor e programas de qualificação e capacitação de pessoal.

“Temos que ser inovadores, a proposta da UNESCO é valorizar a cultura gastronômica tradicional, mas olhando para o futuro. Florianópolis está sendo pioneira no Brasil e esperamos desenvolver o projeto de modo que possa ser expandido também para outras cidades brasileiras”, analisa a diretora da FloripAmanhã e membro do Grupo Gestor, Anita Pires.

Para Luciane Camilotti, secretária municipal adjunta de Turismo, o principal papel da Prefeitura no projeto é oferecer estrutura e políticas públicas adequadas para as entidades trabalharem. “Não existe turismo sem Gastronomia, o grupo pode contar com a Prefeitura e a Setur para buscar inovação e desenvolvermos juntos a Florianópolis Cidade UNESCO da gastronomia”, afirma.

Brasil Sabor

A ABRASEL, também membro do Grupo Gestor, irá incluir atividades do Projeto Cidade UNESCO da Gastronomia em seu evento anual Brasil Sabor, de 14 de maio a 11 de junho, como ações de divulgação e oficinas.

As entidades que participam do Grupo Gestor – ABRASEL, Estácio/ASSESC, Floripa Convention, FloripAmanhã, IFSC, SEBRAE, SETUR/PMF e SHRBS (Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis)  — também informaram na reunião as atividades já desenvolvidas que possuem sinergia com os objetivos do projeto, permitindo a integração e potencialização de ações como a promoção de Florianópolis em feiras de turismo, desenvolvimento de pesquisa acadêmica, promoção do projeto para o setor de gastronomia e qualificação profissional.

Cidade da Gastronomia

Desde o dia dois de dezembro de 2014 Florianópolis integra um seleto grupo de 69 cidades da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco, que reconhecem e apoiam a criatividade como estratégia impulsionadora do desenvolvimento sustentável, por meio de parcerias mundiais. O título Cidade Unesco da Gastronomia vai gerar visibilidade internacional e incrementar o setor turístico-gastronômico local, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região.

Além de Florianópolis, a Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia é comporta pelas cidades de Shunde e ChengDu (China), Tsuruoka (Japão), Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), Jeonju (Coréia do Sul) e Östersund (Suécia).

O Brasil possui apenas duas cidades na Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO. Além da capital catarinense, Curitiba integra a Rede na categoria Design.

(Atualizada em 03/02/2015)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *