Carnaval no Continente terá shows e blocos
05/02/2015
Camargo Corrêa recusou a Ponte Hercílio Luz
05/02/2015

Crescem focos do mosquito da dengue na Capital

Os focos de mosquito transmissor da dengue em Florianópolis aumentaram – somente nas primeiras semanas deste ano foram encontrados 20 novos criadouros do Aedes aegypti.

A Capital é a única do país que não tem transmissão local da doença, mas registra casos importados e precisa da conscientização da comunidade para evitar que o surto chegue ao município.

O Continente continua sendo a área mais afetada pelos focos do mosquito, que foi encontrado nos bairros Estreito, Capoeiras, Monte Cristo, Coloninha, Jardim Atlântico e Balneário. Na Ilha, por enquanto, houve registros no Centro, em Ingleses, Santinho e Canasvieiras.

Em 2014, foram encontrados em Florianópolis 68 focos do mosquito, sendo 58 nos bairros continentais. Uma das explicações para isso é a grande quantidade de ferros velhos, borracharias e áreas com acúmulo de lixo e entulhos.

Além disso, há um maior fluxo diário de veículos de carga provenientes de cidades que convivem com a doença. Na ilha, foram encontrados no ano passado cinco focos no Centro (rodoviária), três no Saco Grande (UFSC) e dois no Córrego Grande.

Agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde de Florianópolis intensificaram os treinamentos para reconhecer e atuar no combate aos focos do Aedes aegypti.

“Precisamos que a população facilite a entrada dos agentes nas casas, terrenos e estabelecimentos comerciais para a identificação e combate aos focos do vetor”, afirma a gerente de Vigilância Epidemiológica, Ana Cristina Vidor.

Em 2015, foram confirmados dois casos importados de dengue em Florianópolis. Há ainda três suspeitos, também importados, aguardando confirmação laboratorial.

A identificação da região onde a doença foi contraída, segundo Ana Cristina, é importante para o mapeamento da atuação de combate à epidemia em todo o país. No ano passado, 87 casos foram notificados em Florianópolis, sendo 18 confirmados – todos contraídos em outras regiões do país.

Denúncia

A Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde é o canal de comunicação da população para denunciar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Os telefones são (48) 3239-1537 ou 3239-1569. Há também um espaço da ouvidoria para denúncia on-line, na página da Secretaria de Saúde. As denúncias são encaminhadas ao Centro de Controle de Zoonoses, que faz o trabalho de análise e contenção dos possíveis focos.

(PF, 04/02/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *