Em SC, casos de dengue registrados chegam a 104
10/02/2015
Projeção aponta para aumento de 62% na energia elétrica em Santa Catarina
10/02/2015

A realidade escancarada no Facebook

Se existe uma coisa que me deixa feliz e com esperança no futuro é ver jovens engajados em causas sociais, na tentativa de ajudar a construir um mundo melhor e para todos.

Estes dois são exemplos de que nem tudo está perdido. Gustavo Oliveira, 23 anos, estudante de Engenharia de Produção e Mariana Cassol, 21 anos, estudante de Economia, são alunos da UFSC. Conheceram-se ao trabalhar juntos na Federação das Empresas Juniores de SC, em 2014.

Mariana sempre teve vontade de saber um pouco mais sobre os moradores de rua de Florianópolis. Quem são aquelas pessoas, que histórias, traumas e tristezas cada uma delas carrega? Onde estão suas famílias?

Um dia, decidiu conhecer o almoço comunitário que ocorre aos domingos na Catedral. Na verdade, conheceu um outro mundo, uma realidade cruel e muitas vidas destroçadas pelo abandono e pela droga.

Mariana saiu do almoço com a certeza de que aquelas pessoas mereciam ao menos a chance de contarem suas histórias. Queria dar visibilidade a eles, e junto com o amigo Gustavo criaram o “Floripa invisível”, uma página no Facebook com depoimentos de dezenas de moradores de rua, cada um contando detalhes de sua vida, todas ilustradas com fotografias dos personagens.

“Nosso objetivo é de quebrar o preconceito e, na medida do possível, contribuir para reintegrar os moradores de rua à sociedade”, diz Gustavo. A curto prazo, a meta é aumentar a visibilidade da página.

Quanto mais gente conhecer a realidade dessas pessoas, acreditam os estudantes, maiores são as chances de conseguir ajuda para elas, seja através de internações, doações de roupas, consultas médicas ou oportunidades para que recomecem suas vidas.

Não é uma tarefa fácil, mas também nada é impossível. Conheça a página do Floripa Invisível no Facebook. Pode ser que sabendo detalhes da história de cada um dos moradores de rua da Capital, a gente não feche mais os olhos para essa triste realidade.

(DC, 10/02/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *