Comissão de Turismo e Meio Ambiente é instalada e define primeiras ações
12/02/2015
Governador de SC visita construtora da Hercílio Luz e negocia reforma da ponte
12/02/2015

A ala norte do mercado

Está em curso pela Prefeitura de Florianópolis a maior obra de restauro da história do Mercado Público Municipal, a qual contemplará 112 boxes com 54 atividades comerciais diferentes e adequadas ao novo mix de produtos.

A primeira estrutura, já entregue, é denominada ala norte e data de 1899. Foi construída antes da ala sul, à beira-mar, para suceder o antigo mercado, situado por 45 anos junto à Praça XV de Novembro. Durante muito tempo, foi um dos prédios mais imponentes da cidade, ao lado do Palácio do Governo e do Hospital de Caridade.

A ala norte era, em razão do atracadouro de embarcações, a porta de entrada da cidade. Somente em 1926, com a construção da ponte Hercílio Luz, essa configuração se transformou. Vendiam-se, à época, produtos variados: peixes, carne de sol, feijão, arroz, mandioca, hortaliças e louças de barro. Essa parte do Mercado foi palco de inúmeras manifestações populares e ponto de encontro da cidade, criando sua identidade com a população.

Em 19 de agosto de 2005, a ala norte sofreu seu pior revés ao ser atingida por um incêndio que destruiu todo o seu interior. Com o tempo, sofreu completa descaracterização por atividades comerciais que pouco representavam os anseios e as referências culturais e turísticas da cidade.

Desocupada em dezembro de 2013, reabriu em junho de 2014 com uma nova proposta: evidenciar a diversidade de usos, por meio de comércios e entretenimentos que conjuguem os usos tradicionais com os contemporâneos, mantendo a autenticidade e o caráter popular, bem como sua atratividade para o turismo.

Se é verdade que a ala sul, ainda em reforma, possui o saudosismo das peixarias e bares tradicionais, também é verdade que a reformulada ala norte com seus 76 boxes, além de símbolo de resistência, possui inestimável importância histórica, constituindo-se hoje em atração diferenciada que desempenha função de destaque na vida da cidade. Vale a pena conhecê-la.

(DC, 12/02/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *