Anel viário de Florianópolis terá 17 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus
27/01/2015
Mobilidade Urbana – Obras em Marcha Lenta
27/01/2015

Anel viário apresentará primeiros resultados na próxima temporada

Promessa de aliviar alguns dos principais gargalos do trânsito na Ilha de Santa Catarina, o anel viário central de Florianópolis vai demorar cerca de 11 meses para apresentar os primeiros resultados, segundo a expectativa da prefeitura.

Os trabalhos no trecho 1, cerca de 600 metros entre o Direto do Campo e a Polícia Federal, na Beira-Mar Norte, começaram no fim de semana com a retirada de árvores. Os serviços vão continuar com detonação de rochas, pavimentação, drenagem e construção de calçadas. Em frente à PF serão feitas adequações no estacionamento e nas vias de acesso até as proximidades do Angeloni, criando três novas faixas.

No trecho 2, do Terminal de Integração da Trindade Titri até a altura da Secretaria de Saúde, os cerca de 400 metros de extensão também vão receber ações de engenharia e o resultado será semelhante ao do primeiro trecho. As obras começam na semana que vem.– O anel viário é nossa absoluta prioridade.

Fazer o que Florianópolis sempre fez, que foi priorizar o transporte individual, e esperar resultados diferentes, não leva a um bom caminho – destacou o prefeito Cesar Souza Junior.

Previsão de término é de três anosA prefeitura projeta que o restante do anel viário começará a ser construído no primeiro semestre de 2015, mas ainda não há data marcada. O projeto está em fase final de aprovação para ser aberto o processo licitatório.

O foco principal da obra é o transporte público, com a criação de 17 quilômetros de faixas para ônibus. Deste total, cerca de 70% do percurso terá vias exclusivas. Os outros 30%, a maior parte concentrada no bairro José Mendes, terá faixas preferenciais.

O anel viário fará o contorno da região central veja ao lado, passando pelo Terminal de Integração do Centro Ticen, Beira-Mar Norte, Trindade, Pantanal, Saco dos Limões e Prainha.

O projeto prevê melhoria nas calçadas, sistema de controle de semáforo integrado ITS, sinalização horizontal e vertical, faixa para pedestres e abrigos de passageiros.

(DC, 27/01/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *