IPUF recebe a visita do secretário de Erechim
23/01/2015
“Não há medidas indolores para a mobilidade em Florianópolis”
23/01/2015

A mobilidade urbana de fato

(Artigo de Bernardo Meyer, Secretário de Planejamento e Gestão de São José, DC, 23/01/2015)

A discussão sobre a dificuldade de mobilidade urbana na Grande Florianópolis tem sido marcada por inúmeras sugestões e contribuições que apontam para soluções que resolveriam o problema. Muitas delas se voltam para o desenvolvimento de novas formas de infraestrutura.

No entanto, uma análise mais cuidadosa dos dados divulgados pelos estudos técnicos realizados pelo Governo do Estado de Santa Catarina para a confecção do Plano Municipal de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis (Plamus) revela que a melhoria da mobilidade da região está sobretudo relacionada ao reordenamento do uso e ocupação do solo e com a indução de maior desenvolvimento econômico nas cidades do entorno da capital do Estado.

Os referidos dados revelam que Florianópolis apresenta a relação de 1,2 empregos por moradia, enquanto que São José tem 0,85 empregos por moradia. Nesse sentido, a Prefeitura Municipal de São José iniciou um processo de discussão de seu novo Plano Diretor, a qual está sendo realizada, com uma metodologia participativa, estimulando a participação de todos os moradores da cidade.

Acredita-se que o novo Plano Diretor de São José permitirá uma reorganização da cidade de forma a desenvolvê-la urbanística, social e economicamente, o que contribuirá para trazer não só maior pujança e qualidade de vida à cidade, mas servirá para melhorar a mobilidade da região ao reduzir a necessidade de viagens à Capital. Isso somente se tornará realidade no momento em que houver o desenvolvimento de empregos em locais mais próximos ao local de residências dos moradores da região.

O desenvolvimento de infraestruturas, especialmente aquelas voltadas à melhoria da qualidade do transporte público certamente é importante, mas não resolverá isoladamente a mobilidade da Grande Florianópolis se não for acompanhado de políticas públicas de indução de desenvolvimento econômico e urbanístico. O novo Plano Diretor de São José permitirá desenvolvimento urbanístico, social e econômico

 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *