AEMFLO passa a presidência do COMDES à ACE
17/12/2014
Conclusão das obras do Mercado Público de Florianópolis é adiada e ala sul deve reabrir em abril
17/12/2014

SMO vistoria obras de restauração do Mercado

A Secretaria Municipal de Obras realizou na manhã desta terça-feira (16) vistoria técnica nas obras de resturação da Ala Sul do Mercado Público, para verificar in loco os problemas estruturais que obrigaram à assinatura de um aditivo contratual – no valor de R$ 1.921.488,42 – que vai garantir à empresa responsável pela obra as condições de reforçar a estrutura da construção e entregar a ala totalmente segura. Não houvesse esse repasse, a reforma seria interrompida.

“Se isto não fosse feito, nenhum engenheiro assumiria a responsabilidade sobre a condução dos trabalhos, pois o Mercado não teria segurança para manter a funcionalidade no decorrer do tempo”, explicou o secretário adjunto em exercício da secretaria de Obras, Américo Pescador.

O contrato inicial firmado entre a administração municipal, por meio da Secretaria de Obras, e a JK Engenharia de Obras levou em conta, segundo ele, projeto de restauro elaborado antes da desocupação desta ala do Mercado.

E, após a saída dos comerciantes e início das escavações e rompimentos do piso e das paredes que dividiam os boxes, foi constatado que as fundações e colunas eram insuficientes e apresentavam problemas de corrosão em toda a extensão da ala.

De acordo com Américo Pescador, a parte estrutural da edificação foi sofrendo alterações com as várias reformas do local, mas também há problemas que remetem à época da construção.

Em razão disso, foi feito novo projeto estrutural prevendo fundações superficiais em radier, uma espécie de laje feita de concreto e aço que será colocada sobre o solo desta área do Mercado Público. Tecnicamente, o radier servirá tanto para sustentar as colunas quanto as novas paredes divisórias dos boxes e seus equipamentos.

“Tais alterações visam a garantir a solidez que a construção exige no decorrer do tempo e a segurança de todos os trabalhadores e usuários do Mercado Público. Isso não é brincadeira. Isso é coisa muito séria”, reforçou o secretário em exercício.

O engenheiro responsável pela restauração, Luiz Américo Medeiros, falou também da preceriedade estrutural em que o prédio estava, sendo então necessário o reforço em todas as paredes, vigas, colunas, fundações e lajes. “Nunca houve uma intervenção tão profunda dentro do mercado como a que está sendo realizada agora.”

O aditivo assinado na última sexta-feira (12) e publicado no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (15) inclui a restauração das duas pontes que ligam as alas Norte e Sul do Mercado Público e o vão central.

A nova estrutura e as melhorias nas duas ligações perfazem o maior impacto dos custos do aditivo. No mais, são adequações do tipo de portas e fechaduras que precisam considerar os aspectos históricos, entre outras.

A previsão é de que os boxes da Ala Sul sejam entregues aos respectivos concessionários para montagem de seus negócios em março do ano que vem e que ala seja aberta ao público em abril.

Ala Norte

Embora já esteja totalmente revitalizada, a Ala Norte deverá passar por obras. Nos próximos 90 dias, deverão ser construídas rampas para garantir acessibilidade aos boxes, para atendimento a Termo de Ajuste de Conduta firmado com o Ministério Público do Estado.

(PF, 16/12/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *