Turistas ganham posto de informações no Mercado
17/12/2014
Experiências positivas atraem turistas
17/12/2014

Secretaria de Turismo acompanha jornalista de periódico austríaco

Durante os dias 7, 8 e 9 de dezembro a Secretaria de Turismo de Florianópolis, por meio da Diretoria de Marketing, acompanhou a jornalista Eva Bukovec, do periódico austríaco Kronen Zeitung. Considerado o maior jornal da Áustria, a tiragem diária é de três milhões de exemplares.

O gerente de Produtos Turísticos da Secretaria de Turismo, Vitor Castelli Sampaio, que acompanhou a jornalista durante a estada na cidade, explicou que o roteiro para os veículos de comunicação estrangeiros é organizado de acordo com o perfil do público leitor.

“Levamos em consideração as características do povo alemão, alinhado aos atrativos da cidade, valorizando a nossa gastronomia, que agora conta com o título ‘Cidade Unesco da Gastronomia’. Também buscamos fortalecer o contato com o ambiente natural, realizando cavalgadas, mostrando as praias, as dunas, o cultivo de ostras e as belezas que Florianópolis possui”.

A recepção de jornalistas segmentados em turismo faz parte das ações da diretoria de Marketing da Secretaria de Turismo, o trabalho impulsiona a divulgação do destino em outros países e no Brasil. Somente neste ano, a diretoria atendeu os periódicos britânicos Daily Star, The Sun e Fabulous Magazine, ambos do mesmo grupo, a TV TAM nas Nuvens, da companhia aérea TAM, além da Fish TV do Rio Grande do Sul.

Roteiro

No primeiro dia na Capital catarinense a jornalista provou da gastronomia internacional no restaurante Donna, em Jurerê. Conheceu como funciona a travessia até a Costa da Lagoa, passou pelo Projeto Tamar, mirante da Lagoa e acompanhou o trabalho realizado no Instituto Multidisciplinar de Meio Ambiente e Arqueoastronomia (IMMA), no canal da Barra e ainda percorreu a trilha da oração.

“Os austríacos costumam visitar Rio de Janeiro e São Paulo. Aqui em Florianópolis ela se mostrava encantada a questão da diversidade, atrativos, estrutura, a receptividade do povo”, disse o gerente de Produtos Turísticos, Vitor Castelli Sampaio.

Ainda no primeiro dia a jornalista participou de um happy hour no restaurante Rancho de Canoa, no canal da Barra, conhecendo um pouco mais da culinária à base de frutos do mar e finalizou o dia com uma cavalgada da Lua Cheia no Rancho JB, no Rio Vermelho.

“Ela bastante surpresa com a cavalgada, porque na Áustria não tem praia e ela nunca tinha andado a cavalo em dunas. O ambiente também lhe proporcionou uma sensação de liberdade”, lembrou Sampaio.

Além de um passeio guiado pelo Centro Histórico da cidade, organizado pela agência Tekoá Brasil, a jornalista pode degustar ostras no restaurante Rancho Açoriano, no Ribeirão da Ilha e no mesmo lugar conheceu o processo de cultivo do molusco.

A jornalista do periódico austríaco visitou a Freguesia do Ribeirão, as construções históricas da região e percorreu a estrada que passa pelo Sertão do Ribeirão. Fez parte do roteiro ainda a cachoeira da Gurita, o Alambique do Zeca, Pântano do Sul, Açores, dunas da Joaquina, a Avenida das Rendeiras, o Mirante da Lagoa e uma benzedeira, dona Ilda de 102 anos, momento em que pode conhecer o costume local.

Ela teve contato com o trabalho realizado no Projeto Lontra, no Sul da Ilha. Outro ponto visitado foi o Bistrô Santa Marta, uma casa de 130 anos construída com pedras de rio, areia da praia e óleo de baleia, onde pode degustar o vinho produzido nas Serras Catarinense e Gaúcha.

Pra fechar o roteiro a austríaca conheceu a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, na Praia do Forte, o Engenho Andrade, de 1860, conheceu a região do Cacupé e finalizaram o passeio com um almoço no restaurante Villa do Porto, construído em 1750, em Santo Antônio de Lisboa.

(PF, 17/12/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *