Clipping

Relatório de balneabilidade revela 75,4% de pontos próprios para banho em Santa Catarina




A Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina, Fatma, divulgou na sexta-feira, 28 de novembro, o terceiro relatório de balneabilidade da temporada 2014-2015.

No estudo, 150 pontos analisados no litoral catarinense estão próprios para banho, representando 75,4% do total. Já em Florianópolis, Capital de Santa Catarina, 48 pontos apresentaram bons índices para banho de mar, representando 72,7% do total.

As análises da Fatma levam em conta o volume de coliformes fecais na água, bactérias encontradas geralmente no intestino humano ou de animais e que pode causar diarréia, vômito entre outros problemas na saúde humana. A Fundação aplica a metodologia do Conselho Nacional do Meio Ambiente para certificar se a praia está própria ou imprópria para banho.

Os pontos impróprios podem ter motivações diferentes, no entanto, de uma maneira geral, o litoral catarinense sofre com ligações de esgoto diretamente no mar. Em muitos casos, residências ligam a rede de esgoto na rede pública pluvial, que desemboca nos rios e praias.

Denúncias de irregularidades neste tipo de tratamento de esgoto devem ser feitas nas prefeituras, já que o saneamento básico é uma responsabilidade municipal. A Fatma também auxilia nos trabalhos, fiscalizando grandes empreendimentos e empresas que fazem o tratamento de esgoto.

Outro alerta da Fundação é para o caso de chuvas fortes. Deve-se evitar entrar no mar ao menos nas próximas 24 horas depois da chuva, assim como evitar tomar banho em pontos próximos de desembocar de rios e redes pluviais.

Para conferir ponto a ponto semanalmente, basta acessar o relatório semanal clicando AQUI, ou conferir as atualizações diárias através do aplicativo da Fatma no google maps: AQUI.

Confira as mudanças em relação ao relatório anterior:

 

(Fatma, 28/11/2014)



Notícias Relacionadas




Comente no Facebook

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira inclui a possibilidade de se penalizar blogs e sites pelo conteúdo publicado, mesmo comentários de terceiros. Portanto, a Associação FloripAmanhã se reserva o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos diferentes do tratado no site também poderão ser eliminados. Queremos manter um espaço coletivo de debates em torno de ideias. Façamos bom proveito para o melhor de nossa cidade.