MTur lança nesta quarta-feira (3) aplicativo “Turismo Acessível”
04/12/2014
Deinfra ainda não encontrou empresa que assuma reforma da Ponte Hercílio Luz em Florianópolis
04/12/2014

PF apresenta resultado de investigação da Operação Ave de Rapina nesta quinta em Florianópolis

Dezesseis dos 23 vereadores de Florianópolis foram intimados pela Polícia Federal a prestar esclarecimentos relacionados aos assuntos investigados pela operação Ave de Rapina. Um assunto ganhou maior atenção: a tramitação do projeto de lei Cidade Limpa.

Sete vereadores prestaram depoimento na terça-feira e oito nesta quarta-feira – um está em viagem e não compareceu. Segundo o delegado Ildo Rosa, da Polícia Federal, “grande parte dos que foram intimados será indiciada”. O resultado desta fase da investigação será apresentado hoje na superintendência da Polícia Federal.

A retomada dos depoimentos começou por volta das 10h, com a chegada do vereador Dalmo Meneses (PP) ao local. Ele deixou a sede da PF por uma saída alternativa e não falou sobre o depoimento. O segundo vereador a ser interrogado foi Marcelo da Intendência (PDT).

Nervoso, ele se mostrava inconformado pelo destaque que a imprensa vem dando aos depoimentos dos vereadores. “Tudo que a gente faz ganha uma repercussão enorme”, reclamou. O vereador também deixou a sede da PF por uma saída alternativa.

Ainda pela manhã se apresentou o vereador Pedrão (PP), que só saiu do prédio no meio da tarde. Seu interrogatório foi o mais longo do dia. Questionado sobre a tramitação do Cidade Limpa, ele reforçou que votou contra a proposta. “Tirei algumas conclusões que precisava entender e expus alguns pontos que precisava deixar claros”, disse. “A verdade logo virá à tona”, completou.

Nesta quinta-feira, às 10h, o superintendente da Polícia Federal Clyton Eustáquio Xavier apresenta o resultado desta segunda fase da investigação. A operação Ave de Rapina foi dividida em três inquéritos: dois apontaram o indiciamento de 26 pessoas, foram concluídos e entregues ao MP-SC (Ministério Público de Santa Catarina). O terceiro será apresentado hoje. Além de vereadores, a PF não descarta o indiciamento de empresários. (Colaborou Leonardo Thomé)

À tarde, prestaram depoimento Deglaber Goulart (PMDB), Aldérico Furlan (PSC), Edmilson Carlos Pereira Junior, o Ed (PSB), Roberto Katumi Oda (PSB) e Edinon Manoel da Rosa, o Dinho (PMDB). Cada interrogatório durou em média uma hora.

Deglaber, ao sair, disse que foram apresentadas algumas planilhas e questionada a tramitação do Cidade Limpa e relação com empresários. “Sobre os radares e a Franklin Cascaes eu não pude ajudar”, disse.

Deglaber também foi perguntado sobre doação que recebeu de Adriano Nunes – preso por arregimentar empresários que pagavam propina pela desfiguração do Cidade Limpa – durante sua campanha para deputado estadual. “Não há problema nenhum, as contas estão prestadas regularmente”, afirmou.

Furlan comentou apenas que prestou esclarecimentos sobre o mesmo projeto de lei. A mesma resposta foi dada por Dinho. “Estou tranquilo, dei as informações que me foram solicitadas”, disse. Questionado sobre relação com empresários, afirmou que prefere “deixar estas questões para a polícia”.

Ed e Katumi saíram pelos fundos. Ao chegar, Ed disse que pretendia ajudar a esclarecer fatos sobre o Cidade Limpa.

Veja a lista de vereadores intimados!

(ND, 04/12/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *