2º Prêmio Catarinense de Moda Inclusiva, anuncia sua programação
01/12/2014
Soluções inteligentes para cidades serão tema de fórum entre ACIF, UFSC, universidades italianas e Câmara de Comércio da Itália
01/12/2014

Florianópolis designada Cidade UNESCO da Gastronomia

A capital de Santa Catarina é a primeira cidade brasileira a participar da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco – categoria Gastronomia. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (01/12) no site da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. A Diretora General da UNESCO, Irina Bokova, anunciou a inclusão de 28 novas cidades de 19 países na Rede. Destaque também para Curitiba, classificada na área do Design.

Eduardo Barroso, diretor da FloripAmanhã, e Maria Cláudia Evangelista, secretária municipal de Turismo

“Foi uma vitória da perseverança e da dedicação a um sonho coletivo. Parabéns a toda a equipe da FloripAmanhã que durante cinco anos manteve esse projeto e acreditou nele. Florianópolis merece e deve continuar fazendo por merecê-lo. O maior trabalho começa agora”, analisa o diretor da FloripAmanhã e consultor do Projeto Florianópolis Cidade Unesco da Gastronomia, Eduardo Barroso.

“É uma grande honra e também uma responsabilidade para a cidade receber esta certificação que deve impulsionar a qualificação do setor”, afirma a vice-presidente da FloripAmanhã, Anita Pires, uma das idealizadoras da candidatura de Florianópolis, uma iniciativa da FloripAmanhã em conjunto com a prefeitura municipal de Florianópolis, organizações da sociedade civil e academia ligadas ao setor.

Cidades da Gastronomia

Além de Florianópolis, a Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia passa a contar com mais duas cidades: Shunde – China e Tsuruoka – Japão. Já faziam parte cinco cidades, que apoiaram a candidatura da capital catarinense: Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), ChengDu (China), Jeonju (Coréia do Sul) e Östersund (Suécia).

Desde 2010, a Associação FloripAmanhã trabalha neste projeto, que tem grupo gestor formado por FloripAmanha, SETUR Florianopolis, ABRASEL, Floripa Convention, SHRBS (Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis), IFSC, Estácio/ASSESC e SEBRAE SC. Na última oficina do Projeto (18/11), participaram também representantes da SOL (Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte), Fapesc e UFSC.

O título Cidade Unesco da Gastronomia vai gerar visibilidade internacional e incrementar o setor turístico-gastronômico local, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região.

Observatório Inédito

No mesmo dia do anúncio da UNESCO (01/12), foi realizada no Hotel Baía Norte, no centro da capital, uma oficina para definição do mapa de informações estratégicas do setor de gastronomia em Florianópolis. Foi o primeiro passo operacional para a construção do que deve ser o primeiro Observatório da Gastronomia no país, uma das ações previstas no projeto Florianópolis Cidade UNESCO da Gastronomia. Representantes de diversas entidades ligadas ao setor passaram o dia definindo que perguntas o Observatório deve ajudar a responder de modo a contribuir na geração e gestão do conhecimento ligado à gastronomia local.

O Observatório da Gastronomia é um dos requisitos da Unesco para as Cidades da Gastronomia, assim como a realização de um Festival Internacional com chefes das outras cidades da rede, a existência de legislação para estímulo a empreendimentos no setor e integração da gastronomia com artesanato, design e cultura locais. “Mais do que um Selo, fazer parte da Rede da Unesco de Cidades Criativas na categoria Gastronomia representa uma cidade que se comprometerá com o segmento, uma cidade que reúne condições de ser uma referência mundial”, coloca Eduardo Barroso.

No período da tarde, o grupo Gestor do Projeto Cidade Unesco da Gastronomia recebeu a imprensa para uma entrevista coletiva, com a presença da Secretária Municipal de Turismo, Maria Cláudia Evangelista.

Galeria de Fotos – Oficina e Coleta 01/12

Novas Cidades da Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO

Bilbao (Spain) – Design
Busan (Republic of Korea) – Film
Curitiba (Brazil) – Design
Dakar (Senegal) – Media Arts
Dundee (United Kingdom of Great Britain and Northern Ireland) – Design
Dunedin (New Zealand) – Literature
Florianopolis (Brazil) – Gastronomy
Galway (Ireland) – Film
Granada (Spain) – Literature
Gwangju (Republic of Korea) – Media Arts
Hamamatsu (Japan) – Music
Hanover (Germany) – Music
Heidelberg (Germany) – Literature
Helsinki (Finland) – Design
Jacmel (Haiti) – Crafts & Folk Arts
Jingdezhen (China) – Crafts & Folk Arts
Linz (Austria) – Media Arts
Mannheim (Germany) – Music
Nassau (Bahamas) – Crafts & Folk Arts
Pekalongan (Indonesia) – Crafts & Folk Arts
Prague (Czech Republic) – Literature
Shunde (China) – Gastronomy
Sofia (Bulgaria) – Film
Suzhou (China) – Crafts & Folk Arts
Tel Aviv-Yafo (Israel) – Media Arts
Tsuruoka (Japan) – Gastronomy
Turin (Italy) – Design
York (United Kingdom of Great Britain and Northern Ireland) – Media Arts

Com o anúncio das novas cidades, Florianópolis integra um seleto grupo de 69 cidades da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco, que reconhecem e apoiam a criatividade como estratégia impulsionadora do desenvolvimento sustentável, por meio de parcerias mundiais.

Mais informações

Folder da UNESCO sobre a Rede Mundial de Cidades Criativas (em espanhol)

Resumo Executivo que apresentou Florianópolis para a UNESCO – Português

(Atualizada 02/12 – 11:30)

Publicado por DC, 01/12/2014, ClickRbs, 01/12/2014 , FloripaNews, 01/12/2014,  Globo. com, 02/12/2014

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

0 Comentários

  1. Buenos dias, soy Francesc Ayats, coordinador de la candidatura de Vic ciudad creativa, es posible tener su correo electronico para poder contactar con ustedes?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *