Guarda Municipal vai atuar no controle de velocidade com radares móveis
05/12/2014
Evento debate mobilidade urbana na capital
05/12/2014

Aplicativo avalia acessibilidade de pontos turísticos da capital de SC

Florianópolis tem mais de 1 mil estabelecimentos cadastrados no aplicativo ‘Turismo Acessível’, lançado nesta quarta-feira (3), para ajudar consumidores a avaliar a acessibilidade de serviços de turismo e lazer em todo o país.

A iniciativa foi divulgada pelo Ministério do Turismo no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A ferramenta contém dados de 530 mil estabelecimentos de todo o país e está disponível para celulares e tablets.

De acordo com o órgão, os usuários podem avaliar atrações turísticas e pontos comerciais nos segmentos de alimentação, eventos e lazer, compras e hospedagem. O aplicativo também mede o grau de acessibilidade disponível em praias, museus e atrativos históricos.

Segundo a assessoria da Secretaria Municipal de Turismo de Florianópolis, o município tem 300 serviços turísticos cadastrados, 300 de hospedagem e outros 300 na área de alimentação. Também foram listados 119 pontos voltados a eventos e lazer e 10 atividades em parques e zoológicos.

O setor de atrativos históricos possui apenas um cadastro, enquanto praias e compras não foram relacionados no aplicativo. Outras cidades do estado também fazem parte do programa.

Conforme o Ministério do Turismo, a iniciativa busca a inclusão de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em atividades turísticas. Os serviços também podem ser avaliados no site do projeto e é possível solicitar a inclusão de novos estabelecimentos no sistema.

Acordo busca garantir acessibilidade no Mercado Público

A Prefeitura de Florianópolis assinou um termo de compromisso com o Ministério Público estadual (MPSC) para garantir a adequação das instalações do Mercado Público. O acordo foi firmado nesta quarta-feira (3) com a assinatura de um termo de ajustamento de conduta (TAC) que prevê ajustes de acessibilidade na Ala Norte da unidade.

Vistoria constatou problemas em relação a acessibilidade para cadeirantes

As medidas devem ser aplicadas em até 90 dias. Conforme o MPSC, o prazo foi estabelecido após uma vistoria no local apontar a falta de calçadas adaptadas para cadeirantes e a existência de degraus nas entradas das lojas, o que dificulta a acessibilidade.

Ainda segundo o órgão, as rampas de acesso do Mercado Público estão com inclinação errada e não seguem as normas previstas na legislação. A inspeção ocorreu no último dia 22 de outubro e foi acompanhada pelo promotor Daniel Paladino e técnicos

(G1, 04/12/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *