Abertas as inscrições, até dia 28, para encaminhamento de propostas para o Plano de Cultura da UFSC
10/11/2014
Ônibus: Consórcio Fênix recebe 25 notificações
10/11/2014

Terreno ocupado por duas grandes sociedades carnavalescas de Florianópolis deve retornar ao Estado

A tradição e história do Carnaval de Florianópolis pedem socorro. Símbolos da folia no século 20, as duas últimas grandes sociedades, Granadeiros da Ilha e Tenentes do Diabo, tentam sobreviver e manter vivas tradições carnavalescas centenárias na cidade. Desde 2006, as duas sociedades ocupam um terreno no bairro Itacorubi, onde montaram seus barracões e onde ficavam antigamente a sede de outra grande sociedade carnavalesca, a Trevos de Ouro. O Estado de Santa Catarina, proprietário do terreno, requer judicialmente a reintegração de posse do local para usá-lo como depósito de bens da Procuradoria-Geral do Estado.

De acordo com o presidente da Granadeiros da Ilha, Sérgio Murilo Xavier, 43 anos, duas ordens de despejo já foram feitas para que as sociedades desocupem o local. “Não quero que essa chama da história do Carnaval de Florianópolis se apague. É um momento de indecisão. Não conseguimos firmar nenhuma parceria, pois não sabemos se vamos ficar aqui e se conseguiremos desfilar”, diz ele, que é neto do criador da sociedade, João dos Passos Xavier. “Ainda tenho a esperança de que consigamos algum acordo para continuar aqui”, comenta o presidente da Tenentes do Diabo, Rodrigo Leifer.

De acordo com Pedro Roberto Abel, diretor de gestão do patrimônio do Estado da secretaria estadual de administração, o terreno é de posse do Deinfra e foi cedido à Procuradoria Geral do Estado de SC. “O juiz já deferiu a reintegração de posse e as sociedades podem sair a qualquer momento”, diz ele. No fim do ano passado, a Procuradoria entrou na Justiça pedindo a reintegração de posse e a ação é julgada na 3ª Vara Pública da Comarca de Florianópolis.

Leia a matéria na íntegra (ND, 09/11/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *