Ação do MPF contra construções irregulares em Jurerê tem sentença favorável
05/11/2014
Aumento do IPTU em Florianópolis é mantido com critérios estabelecidos pelo Tribunal de Justiça
05/11/2014

Social Good Brasil traz a Florianópolis referências em empreendedorismo

O avanço e a democratização da tecnologia tornaram mais simples e acessíveis os processos de inovação, empreendedorismo, comunicação e mobilização em torno de objetivos comuns. O uso desse potencial em campanhas digitais, na economia colaborativa e criativa, na criação de start-ups ou Organizações Sociais Inovadoras e em movimentos de cidadania digital estará em pauta no 3º Seminário Social Good Brasil, hoje (5) e amanhã (6), em Florianópolis. A programação inclui mais de 30 especialistas reconhecidos em todo o País e referências internacionais.

“O público certamente terá a oportunidade de conhecer pontos de vista e experiências diferenciados sobre temas fundamentais da atualidade como o impacto da tecnologia sobre o empreendedorismo, as novas formas de disseminação de informações e conhecimento e o uso da internet e de outras ferramentas em ações sociais de impacto”, diz Carolina de Andrade, Diretora Executiva do Programa Social Good Brasil.
O Seminário faz parte da agenda do Social Good Summit – evento internacional que acontece anualmente na semana das Nações Unidas, em Nova Iorque. Este ano a programação inclui representantes de instituições internacionais como a IDEO, referência mundial pela criação do termo Design Thinking, o MIT (Massachussets Institute of Tecnology), a Singularity University, instituição criada por parceiros como o Google e a Nasa, e a Socialab, plataforma de inovação que reúnem mais de 300 mil pessoas na discussão on line de iniciativas de empreendedorismo social. Há painéis ainda sobre educação, comunicação e a apresentação de cases bem sucedidos que mostram o potencial da tecnologia em ações sociais.

“Um dos objetivos do Social Good Brasil é criar uma comunidade fértil e inteligente para a troca de ideias inovadoras que têm grande potencial de se materializarem na prática, além de compartilhar iniciativas que já estão funcionando”, diz Carolina de Andrade. Entre as organizações brasileiras que estarão presente no Seminário está a TETO, que usa a internet como ferramenta em ações de apoio a pessoas ou famílias que vivem em condições de habitação precária, como mutirões de construção de casas de emergência, por exemplo. O diretor Pedro Oliveira vem falar, entre outros assuntos, como os meios digitais ajudaram a organização a entregar 4 mil residências definitivas para famílias que não tinham onde morar.

O uso da tecnologia como ferramenta de apoio à participação popular na definição de melhorias no ambiente urbano também será um dos temas do Seminário. Um dos participantes do painel Novas Formas de Engajamento Cívico: O Novo Cidadão Conectado é Bruno Aracaty, idealizador do Colab.re, plataforma ganhadora do prêmio de melhor aplicativo urbano do mundo pela New Cities Foundation em 2013. O aplicativo permite que o cidadão, munido apenas de um smartphone ou conectado à internet de qualquer ponto, possa apontar problemas que identifica em seu município – desde um semáforo queimado até um grande vazamento de esgoto, passando ainda pela oferta de serviços, entre outros aspectos da gestão pública que impactam diretamente a comunidade. O Colab.re já é parceiro de 25 Prefeituras em todo o país.

O Seminário Social Good Brasil vai mostrar também como a internet pode ser uma ferramenta importante de mobilização popular para as organizações não governamentais. A carioca Fundação Laço Rosa é um exemplo. Criada em 2011, a entidade usa a rede para disseminar conhecimentos sobre o câncer de mama; alertar e orientar mulheres sobre a importância da prevenção, e desenvolve o projeto do Banco de Perucas Online, que já foi apresentado com destaque em Massachussets, no congresso de Organizações não Governamentais do leste europeu, Sudeste Asiático e América, e já beneficiou mais de 700 mulheres.

O novo formato do evento, que será no CIC – Centro Integrado de Cultura -, em Florianópolis, é mais dinâmico, com entrevistas e paineis mais curtos. O evento também terá espaço físico e digital para promover a conexão e o networking entre os participantes. Um dos destaques é o lançamento do primeiro documentário do Social Good Brasil, “Conectados Transformamos”, que mostra exemplos de pessoas engajadas em projetos inspiradores que fazem uso da tecnologia para transformar o país em um lugar melhor. Também haverá a entrega de recursos de um fundo de investimento semente para os empreendedores sociais que se destacaram no Lab 2014. O fundo será criado com o valor arrecadado com a venda de ingressos.

A primeira edição do Seminário aconteceu em Florianópolis, em 2012. Foram 3 dias de evento, com presença de 1150 pessoas e 10 mil acessos ao livestream. Já em 2013, o evento ocorreu em São Paulo e contou com 29 palestrantes brasileiros e um internacional. Com formato mais enxuto, o Seminário teve um dia de duração e atraiu 301 pessoas. Na ocasião, o evento teve 1940 menções à hashtag #socialgoodbr nas redes sociais, chegando aos Trending Topics Brasil no Twitter.

O Seminário Social Good Brasil é uma iniciativa do ICom e IVA/VOL. Parceiros Master: Fundação Telefônica e Itaú. Parceiro Sênior: Instituto C&A. Parceria do Seminário: Natura.

Palestrantes confirmados:

Aaron Britt – Editor senior da IDEO.org
Alais Ávila – Assessora de Educação no Instituto C&A
Amanda Rahra – Agência Escola Énois
Anderson Giovani da Silva – Gerente Executivo do ICom
Andrea Dip – Reporter Especial da Pública – Agência de Jornalismo Investigativo
Bruno Aracaty – Co-fundador do Colab.re
Dayna Cunningham – Diretora Executiva do MIT CoLab
Emeline Paat-Dahlstrom – Chief Impact Officer & Vice Presidente Executiva de Operações da Singularity University (SU)
Flavia Goulart – Gerente de Projetos Fundação Lemann
Gabriel Gomes – Co-Fundador da Shoot The Shit, Sócio-Diretor da Cosmonauta, Fundador da Múrmura
Gabriella Bighetti – Diretora Presidente da Fundação Telefônica Vivo no Brasil
JP Amaral – Coordenador de articulação da rede nacional do Bike Anjo
Julián Ugarte – Fundador e Diretor do Socialab, laboratório de inovação da TECHO
Juliana Fava – Pesquisadora de comportamento
Lala Deheinzelin – Palestrante internacional e criadora do movimento Crie Futuros
Luciana Holtz de Camargo Barros – Fundadora do Oncoguia e do Instituto Oncoguia
Luis Fernando Guggenberger – Gerente de Inovação Social e Voluntariado na Fundação Telefônica Vivo
Marcelle Medeiros – Fundadora e presidente voluntária da Fundação Laço Rosa
Marcio Vasconcelos – Gerente de Tecnologia para Mudança Social da Fundação Avina
Michael Wray – Mentor do Global Social Benefit Incubator (GSBI®) da Santa Clara University (Califórnia, EUA)
Mila Gonçalves – Gerente de Educação e Aprendizagem da Fundação Telefônica Vivo no Brasil
Oswaldo Oliveira – Economista
Pedro Markun – Coordenador do LabHacker em São Paulo
Pablo Handl – Co-fundador do Impact Hub
Pedro Oliveira – Diretor de Comunicação da TETO Brasil
Reinhold Steinbeck – Sócio da IntoActions
Renato Guimarães – Co-Fundador e Diretor de Estratégia e Negócios da Together
Robert Skinner – Diretor de Relações com UN e Projetos Especiais da Fundação das Nações Unidas
Sartaj Anand – Empreendedor social indiano, fundador da Egomonk e Advisor do +SocialGood
Tatiana Klix – Jornalista e editora do portal Porvir
Téo Benjamin – Trabalha na Benfeitoria
Tomás de Lara – Co-fundador d’O Sujeito

Seminário Social Good Brasil
Datas: 05 e 06 de novembro de 2014
Local: CIC – Avenida Governador Irineu Bornhausen, Florianópolis – Santa Catarina.
Mais informações: http://socialgoodbrasil.org.br/seminario

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *