Deu certo na BR-101, por que não tentar na Via Expressa?
27/11/2014
Ambiente favorável para empreender em Florianópolis pode ser potencializado pelos parques tecnológicos
27/11/2014

Projeto Florianópolis Cidade UNESCO da Gastronomia realiza encontro para criação de Observatório pioneiro no Brasil

Na segunda-feira (01/12), das 9h às 18h no Hotel Baía Norte, no centro da capital, será realizada oficina para definição do mapa de informações estratégicas do setor de gastronomia em Florianópolis. Este é o primeiro passo operacional para a construção do que deve ser o primeiro Observatório da Gastronomia no país, uma das ações previstas no projeto Florianópolis Cidade UNESCO da Gastronomia, uma iniciativa da FloripAmanhã em conjunto com a prefeitura municipal de Florianópolis, organizações da sociedade civil e academia ligadas ao setor. Este encontro de trabalho é aberto e os organizadores convidam a todos que fazem parte da cadeia produtiva da gastronomia, pois o momento é muito importante já que serão definidas as informações que devem ser monitoradas através do Observatório.

Até o dia 30/11 a UNESCO definirá se a candidatura de Florianópolis para a Rede Mundial de Cidades Criativas – categoria Gastronomia foi aceita. A expectativa de todos os envolvidos no projeto é muito positiva pois todos os documentos e cartas necessárias foram apresentados dentro das expectativas da UNESCO.

O Observatório da Gastronomia é um dos requisitos da Unesco para as Cidades da Gastronomia, assim como a realização de um Festival Internacional com chefes das outras cidades da rede, a existência de legislação para estímulo a empreendimentos no setor e integração da gastronomia com artesanato, design e cultura locais. “Mais do que um Selo, fazer parte da Rede da Unesco de Cidades Criativas na categoria Gastronomia representa uma cidade que se comprometerá com o segmento, uma cidade que reúne condições de ser uma referência mundial” – analisa Eduardo Barroso, diretor da FloripAmanhã e consultor do projeto.
Para Anita Pires, vice-presidente da Associação FloripAmanhã, uma das idealizadoras da candidatura de Florianópolis e que atua há quatro anos no projeto, fazer parte da Rede Unesco indica um destino criativo e exigente, que oferece alternativas para um turismo diferenciado. “Floripa como sinônimo de qualidade de vida e bem estar passa por qualificação”, acrescenta.

Cidades da Gastronomia

Atualmente cinco cidades no mundo possuem o título de Cidade Unesco da Gastronomia, todas apoiadoras da nomeação de Florianópolis – Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), ChengDu (China), Jeonju (Coréia do Sul) e Östersund (Suécia). Desde 2010, a Associação FloripAmanhã trabalha neste projeto em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, Abrasel-SC, Sebrae Grande Florianópolis, SHRBS (Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis) e Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina). Na última oficina do Projeto (18/11), participaram também representantes da SOL (Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte), IFSC, UFSC, ASSESC/Estácio e Floripa Convention.

O título Cidade Unesco da Gastronomia vai gerar visibilidade internacional e incrementar o setor turístico-gastronômico local, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região. Florianópolis passará a integrar o seleto grupo de 41 cidades da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco, que reconhecem e apoiam a criatividade como estratégia impulsionadora do desenvolvimento sustentável, por meio de parcerias mundiais.

Entenda o que é um Observatório

“Observatório são plataformas de cocriação, coparticipação, devem envolver toda a sociedade para buscar a solução de seus problemas e são um tendência em todos os setores”, explica Neri do Santos, professor da UFSC que será facilitador no encontro de segunda-feira (25/11). Eugênio Lacerda, antropólogo que participou da primeira oficina para apresentar os conceitos de observatórios, acrescenta que a maioria abrange “coleta e distribuição de informações, capacitação, atracação de parceiros em rede, geração de negócios e controle social”. O professor Alexandre Biz (UFPR) complementa que um observatório “não funciona apenas com máquinas, é preciso inteligência por trás”.

Mais informações

Folder da UNESCO sobre a Rede Mundial de Cidades Criativas (em espanhol)

Dossiê que apresentou Florianópolis para a UNESCO – Português  (neste link em inglês)

Serviço

Oficina de Criação do Observatório da Gastronomia de Florianópolis
Quando: 25/11, 8h – 18h
Onde: Baia Norte Hotel, Florianópolis
Entrevista Coletiva sobre Projeto Florianópolis Cidade Unesco da Gastronomia: 14h.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *