Clipping

Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis será apresentado sexta-feira




As pesquisas do Plamus (Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis), que começaram em janeiro, serão apresentadas nesta sexta-feira ao público. Ainda não será o diagnóstico da mobilidade na região.

Os técnicos devem focar a apresentação nos dados sobre as pesquisas de campo de origem–destino e transporte. O relatório final, com propostas para melhorar a mobilidade em toda região, será apresentado em seminários e oficinas que serão realizados em Florianópolis e São José nos dias 4 e 5 de dezembro.

São 13 municípios envolvidos no estudo, que abrange a região metropolitana. Além das informações coletadas na pesquisa, o evento contará com debate e apresentação do urbanista e arquiteto norte-americano Michael King e a diretora no Brasil do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento, Clarisse Linke.

Michael King já havia participado de uma oficinas de modelos de desenho urbano este ano na Capital e voltará para falar sobre a moderação do tráfego e ruas completas, vias que promovam segurança e conforto a todos envolvidos no espaço urbano.

A proposta é que a região se desenvolva orientada pelo transporte coletivo, que o uso da cidade ocorra a partir da capacidade do uso do transporte e a vida das pessoas melhore com pequenos ajustes. O arquiteto Maurício Feijó, um dos arquitetos integrante do Plamus, afirma que a mobilidade “sempre está condicionada ao modelo de cidade que se tem”.

O estudo tem sido realizado em uma série de etapas. A pesquisa de origem e destino, que será apresentada sexta-feira, foi dividida em pesquisa de veraneio e pesquisas domiciliares, e mostra os deslocamentos diários da população no decorrer do ano e na alta temporada. O uso do solo, a distribuição dos moradores, o mapeamento e cálculo do volume de tráfego nas vias e o percentual de uso de cada modal de transporte utilizado na área metropolitana também foram avaliados.

SERVIÇO

O quê: Seminário de apresentação de resultados do Plamus

Quando: 28/11, das 14h às 18h

Onde: Espaço Físico Integrado – EFI, Campus da Ufsc, Trindade.

Quanto: Gratuito

Mais informações: participe@plamus.com.br

(ND, 27/11/2014)



Notícias Relacionadas




Comente no Facebook

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira inclui a possibilidade de se penalizar blogs e sites pelo conteúdo publicado, mesmo comentários de terceiros. Portanto, a Associação FloripAmanhã se reserva o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos diferentes do tratado no site também poderão ser eliminados. Queremos manter um espaço coletivo de debates em torno de ideias. Façamos bom proveito para o melhor de nossa cidade.